segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Voto Distrital vai ser adotado na Reforma Política do Brasil?

COISAS DO BRASIL

1) Voto eletrônico: tem me incomodado o fato de países avançados tecnologicamente não terem adotado o voto eletrônico. Procurei informações e descobri que, no caso brasileiro, são amplas as possibilidades de fraude, ao contrário do apregoado pelo governo e pela grande mídia. Especialistas, como o Prof. Pedro Rezende, do Depto. de Computação da UNB, são taxativos: "Não há sistema informatizado invulnerável. Qualquer interessado em fraudar um complexo sistema informatizado buscará o caminho que lhe ofereça melhor relação entre o esforço ou dificuldade de execução...". Em nosso caso, é pior, não há possibilidade de auditorias. quem tiver interesse no assunto, pesquisar:http://www.brunazo.eng.br/voto-e/indice.htm#resumo.


2) Voto distrital: na campanha eleitoral, falou-se muito em reforma política. Como sempre, passado o calor do momento, quase não se fala mais. Mas o sistema político atual cada vez mais apodrece. É preciso, urgente, retomar a discussão. Mas é preciso ter cuidado para não aparecer mais uma bela enganação com o nome de reforma. Não há, por exemplo, como se falar em reforma política sem pensar no VOTO DISTRITAL. Voto distrital é aquele em que o vereador, o deputado estadual ou federal, elege-se por um ou mais DISTRITOS. A Justiça Eleitoral divide o Estado e os municípios em "Distritos" e o deputado ou o vereador precisam escolher qual o distrito que pretende representar e só poderá receber votos daquele distrito. Permite criar um vínculo do eleito com seus eleitores. Ao contrário de hoje em que um deputado pode ser eleito com votos pingados de 417 municípios. Qual(is) ele vai representar? Nenhum. O mesmo ocorre com os vereadores. Os países que avançaram no sistema político implantaram o voto distrital há décadas (Alemanha é considerada modelo). Há uma campanha promovida por organizações da sociedade civil pelo voto distrital. Assine a petição: http://www.euvotodistrital.org.br/…

Análise da Segurança do Voto Eletrônico, Voto pela Internet e Urna Eletrônica. Leia o texto e participe do Fórum de Debate
BRUNAZO.ENG.BR|POR AMILCAR BRUNAZO FILHO

Fonte: Ildes Ferreira de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário