sábado, 20 de dezembro de 2014

Ministério da Saúde atrasa repasse de verbas: Feira está sem receber R$ 9 milhões

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade (Arquivo)
 Secretária de Saúde, Denise Mascarenhas
Feira de Santana está sem receber R$ 9 milhões de verbas da saúde, que deveria ter sido depositado até o dia 10 deste mês, segundo informou a secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas.

“O recurso era para entrar até no máximo dia 10. Informaram que ia entrar no dia 16 e até o momento não entrou. A conta está zerada. Eles vão enviar apenas 70% do teto da média e alta complexidade, que comporta Caps, os exames laboratoriais, prestadores, entre outras coisas. Agora vamos aguardar até segunda para o depósito dos 70% e até o dia 5 de janeiro os demais valores”, informou.

De acordo com Denise, o atraso do repasse ainda não prejudicou o atendimento nas unidades de saúde de Feira de Santana, já que o prefeito José Ronaldo de Carvalho honrou os compromissos e pagou os funcionários, mas ela afirma que o repasse do Ministério da Saúde é importante para ‘desafogar’.

“Estamos preocupados sim, assim como todos os gestores dos municípios baianos, muitos, inclusive, já demitiram funcionários e fecharam unidades. Mas os serviços ainda não foram afetados com esse atraso, pois o nosso gestor municipal tem honrado. Porém, com certeza se isso perdurar vai complicar a situação”, afirmou a secretária.

Denise Mascarenhas informou ainda que, os secretários de saúde de diversos municípios da Bahia, se reuniram na última quarta-feira (17) com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Consems) para discutir a situação e buscar informações junto ao Ministério da Saúde, que divulgou uma nota por meio do Fundo Nacional de Saúde na quinta-feira (18).

Confira a nota
“O Ministério da Saúde por meio do Fundo Nacional de Saúde iniciou na tarde de hoje, 18/12, a emissão de ordens bancárias para pagamento de 70% da parcela 12 do Teto Financeiro da Média e Alta Complexidade a Estados, DF e Municípios conforme anunciado anteriormente. Agradecemos a compreensão dos gestores pelo atraso involuntário do repasse desta parcela e reafirmamos que o repasse dos 30% restantes da parcela 12 será efetuado a partir do dia 05/01/2015. Informamos ainda que estão assegurados os pagamentos no mês de dezembro referentes a 100% do custeio do SAMU e as bolsas de residência médica.” 

Fonte: Acorda Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário