As casas de farinha estão morrendo na zona rural de Feira de Santana

A revitalização das casas de farinha na zona rural de Feira de Santana é importante para o sistema produtivo e na maioria das comunidades as casas de farinha estão desaparecendo por falta de apoio municipal, mecânico e estrutural para funcionamento.  O fracasso pela manutenção destas poucas unidades de produção da farinha está atrelado a falta de apoio e investimento municipal aos pequenos agricultores. Nós sabemos que as casas de farinha produzem os derivados da mandioca e por falta de apoio o povo vem abandonando a atividade. Farinha, beiju, massa goma, massa puba, massa de bolo e tapioca fazem parte dos produtos da casa de farinha e da mesa das famílias.

Vamos mudar esta realidade em parceria com as comunidades. A prefeitura ajudará as comunidades implementado infra-estrutura para ajudar na manutenção da produção e apoiará no escoamento dos produtos da casa de farinha para valorizar o trabalho das famílias que precisam da casa de farinha para beneficiar a mandioca e a prefeitura poderá facilitar a introdução dos produtos da casa de farinha na merenda escolar do município. Multiplicaremos nossos esforços para concretizar a demanda em conjunto com os produtores, haja vista, a liberdade concedida pelo MEC aos municípios para facilitar as prefeituras municipais comprar parte dos incrementos da merenda escolar na produção agrícola do próprio município.

Elaborar um projeto que atenda as comunidades favorecendo a manutenção das casas de farinha será prioridade durante o mandato de vereador na Câmara Municipal de Feira de Santana e não descartaremos o apoio quer for necessário para ajudar os pequenos produtores de farinha e derivados da mandioca na comercialização dos seus produtos. Se for eleito a realidade das casas de farinha vai mudar no primeiro ano de mandato na Câmara.