quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Governador eleito diz que vai construir novo hospital geral no início de 2015

Governador eleito com 3.558.975 votos na Bahia, sendo 125.396 em Feira de Santana, Rui Costa concedeu uma entrevista, na manhã desta quinta-feira (9), ao Acorda Cidade, para fazer uma avaliação do pleito eleitoral, realizando no último domingo (5), e falar sobre os compromissos dele com o município, a exemplo da construção de um novo hospital geral para a cidade e a construção de uma via perimetral que deve interligar as BRs 324, 101 e 116 e beneficiar o aeroporto de Feira nos próximos anos. 

Acorda Cidade - O senhor esperava esse resultado nas eleições?

Rui Costa - Eu acreditava porque eu caminhava pelas ruas, fazia passeatas, comícios e via o carinho e o afeto da população e o desejo das pessoas de que a Bahia seguisse em frente melhorando a cada dia, gerando emprego e oportunidades, e a vontade do povo baiano em construir um estado mais moderno, um estado que leve ao interior o desenvolvimento, e por isso eu acreditava sim na eleição.

Acorda Cidade – Quando o Ibope divulgava aqueles números, qual era a reação do senhor?

Rui Costa – Nós já conhecíamos este instituto de outras eleições. Em vários estados eles erraram muito, e a Bahia foi um exemplo singular de quanto o Ibope tem sucessivamente em todas as eleições errado na avaliação. No congresso nacional hoje os deputados já discutem uma regulamentação para divulgação de pesquisas, porque não é possível que donos de institutos de pesquisa que muitas vezes são contratados por grandes empresários tentem direcionar dessa forma o voto e a opinião popular. E, portanto, eu acho que deve ter um novo marco legal para a divulgação de pesquisas no país, como tem em outros países do mundo.

Acorda Cidade – Já começam nos bastidores as especulações, principalmente daqueles seguidores, que os seus candidatos ficaram na suplência, tanto de federal como de estadual. Quando é que o senhor começa a compor o novo governo?

Rui Costa – A minha prioridade agora, nas próximas três semanas, é caminhar na Bahia, pedindo votos para a presidenta Dilma, porque eu entendo que é muito melhor para a Bahia e para o Nordeste, pois antes do Lula e da Dilma, o nordeste brasileiro era esquecido, abandonado. Tem até um ex-presidente, que era do mesmo partido que hoje é o do adversário da Dilma, que chegou a dizer que o nordeste era lugar de agricultura e turismo, e o lugar de fazer pesquisa, ciência e de ter universidade era só o sudeste do país. Após essas três semanas, eu vou tirar um descanso de uma semana, e depois disso, eu vou montar uma equipe de transição, mas os nomes de secretários de estado e dirigentes de empresas, eu só anuncio no mês de dezembro.

Acorda Cidade – Hospital geral, perimetral norte e término do nosso centro de convenções. Essas três propostas estão firmes?

Rui Costa – É compromisso meu que em Feira de Santana se inicie a construção de um novo hospital geral, ainda no primeiro semestre de 2015, mais adequado às necessidades da cidade, e do tamanho que Feira merece pelo seu crescimento. Sobre o centro de convenções, eu vou ver quais são as pendências para dar um andamento mais rápido à obra e ver se ainda há tempo de o governador Jaques Wagner inaugurar, antes dele sair do governo, pelo menos o teatro, e nós vamos buscar soluções para o conjunto que engloba o centro de convenções. A perimetral norte nós temos ainda o projeto básico e eu já havia pedido para ser feito o projeto executivo, e esse é um dos projetos que eu quero cuidar já na transição, porque ele é necessário e articulado com o novo aeroporto de Feira, porque, como eu disse na campanha, o projeto que nós temos para o aeroporto, já entregue ao governo federal, é um aeroporto de padrão internacional, de cargas, com investimento na ordem de 350 milhões de reais e, portanto, é preciso ter uma via expressa, que ligue as BRs a este aeroporto. Ela vai ligar a BR-324 à BR-101, passando pelo aeroporto, com a BR-116 na altura da rotatória de Tanquinho e de Serrinha, que já vai ser duplicada agora.

Acorda Cidade – O viaduto da Nóide Cerqueira com a BR-324 já foi licitado?

Rui Costa – Não sei se já foi escolhida a empresa vencedora, mas o edital do viaduto já foi publicado e será um equipamento importante, porque dá plena funcionalidade a Nóide Cerqueira.

Acorda Cidade - Quando haverá mais convocações de aprovados no concurso da PM de 2012?

Rui Costa – Esse ano, antes mesmo da eleição, o governador Jaques Wagner, já convocou policiais militares e civis. Mas eu não saberia dizer se ele ainda vai convocar até dezembro, porém com certeza eu convocarei, no primeiro semestre de 2015, policiais, tanto civis como militares.

Fonte: http://www.acordacidade.com.br/ 09/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário