quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Água potável ainda é sacrifício nos povoados do distrito de Maria Quitéria

A comunidade de Lagoa Salgada no distrito de Maria Quitéria parece ter recebido a bênção de Deus. Mesmo com o programa do governo estadual "ÁGUA PARA TODOS" só agora no começo do mês de novembro/2010 a comunidade de Lagoa Salgada começa a receber a visita dos cadastradores municipal para por fim na caótica situação em que se encontra o povoado há mais de 10 anos quando a rede de distribuição foi instalada na estrada principal. O povoado de Ovo da Ema vive a mesma e conturbada situação. No povoado de Ovo da Ema vizinho a Lagoa Salgada a rede distribuidora construída há mais de 10 anos passa a pouco mais de 100 metros de algumas casas e mesmo assim as famílias sofrem com as cisternas cavadas para encontrar água a quase 50 metros abaixo do nível do solo. Moradores mais antigos e idosos vivem uma precariedade de exclusão social e muitos migraram para a cidade para não submeter-se ao sacrifício da falta de água. Outros povoados vizinhos passam pelo mesmo problema. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozenir Moraes, afirma que mais de 1.300 casas vão receber água em Feira de Santana e o governo municipal vai desembolsar cerca de R$ 700 mil para atender o abastecimento nas localidades.
A informação de que a distribuição de águas nas casas da zona rural seria concretizada foi divulgada pelo Jornal Tribuna da Bahia circulado na terça-feira 2 de novembro. Independente das ações emergenciais que a prefeitura de Feira de Santana vai ter que tomar para adequar o índice de desenvolvimento humano em sua região não vamos descartar a súplica vivida no distrito de Maria Quitéria. Sabemos que outros distritos de Feira de Santana vivem a mesma agonia, mas pretendemos mudar essa realidade. Também não vamos culpar quem quer que seja nem pelo antes e nem pelo agora. O mais importante é sair do suplício e erguer a cabeça e a consciência por uma vida mais justa e mais digna para nosso povo.
Não me contento pela escassez sofrida durante longos anos pelo nosso povo, eu mesmo tive que sair em busca de uma vida mais digna e promover recursos para meus familiares que como eu por amor a terra não deixou tudo para trás. Ao contrário, fui buscar estudo e informação e sempre assegurando para meus pais: aqui é bom para viver, o que falta é apoio comunitário do município. Agora Feira de Santana é uma outra cidade rica e não aquela cidade contingente da era dos partidos políticos ARENA e MDB do século passado que reinava em Feira de Santana.
Vivemos a plenitude do século XXI e existe espaço para todos. Lançamos mão de interesse pessoal para abraçar as causas coletivas e a centenária sede da Prefeitura e da Câmara dos Vereadores não são mais palácios e sim casas do povo e soberano povo.
Se o povo quiser mudar a história política de Feira de Santana Joildo se dispõe a contribuir com um trabalho participativo e aproximando o povo da prefeitura para melhor servir a coletividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário