sábado, 27 de setembro de 2014

JHONATAS DISCUTE SITUAÇÃO DAS PESSOAS COM ANEMIA FALCIFORME

Através do convite da Associação Feirense de Pessoas com Doença Falciforme (AFDFAL), Jhonatas Monteiro (PSOL) participou de uma reunião entre os associados e associadas, no dia 30 de agosto. A partir do contato durante a campanha para prefeito em 2012, Jhonatas tem somado forças à luta das pessoas com anemia falciforme em Feira de Santana, acompanhando sua experiência de mobilização por condições mais dignas de vida. A doença é genética e sem cura, incidindo principalmente sobre a população negra, parcela mais vulnerável socialmente. Causa complicações no sistema imunológico, cardíacas, renais e, sobretudo, ósseas.
Apesar disso, o portador ou portadora da doença pode ter uma boa qualidade de vida, caso seja garantido um acompanhamento adequado. Atualmente, a AFDFAL busca fortalecer a união entre as pessoas com anemia falciforme para reverter o descaso por parte do poder público em relação à incipiente estrutura existente. Nesse sentido, Jhonatas discutiu os problemas relativos à necessidade de ampliação do Centro de Referência e a falta de medicamentos causada pela burocracia – como o recente caso do hidroxiureia. 
A partir de questionamentos de associados, apresentou também propostas para a saúde da população negra e acerca da assistência jurídica pública para pessoas com doença falciforme como parte da garantia de vida digna. Jhonatas, como considerações finais, destacou o papel da mobilização coletiva como principal forma de dar visibilidade e possibilitar conquista de direitos para as pessoas com anemia falciforme. Assim, reafirmou que o papel de um possível mandato estadual não é oferecer falsas soluções prontas, mas sim fortalecer essa organização coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário