quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PESQUISA DO TSE REVELA AMNÉSIA ELEITORAL

Mais de 20% dos eleitores não lembram em quem votaram neste ano

Esquecimento é maior em relação ao candidato a deputado estadual

 

Mais de 20% dos eleitores não lembram mais em quem votaram para deputado e senador neste ano. A pesquisa foi feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O esquecimento é maior em relação ao candidato a deputado estadual: 23%.

Pelo menos 21,7% dos entrevistados afirmaram que não se lembram em quem votaram para a Câmara Federal. No caso de senador, o esquecimento é de 20,6%. O cientista político Marcelo Suano acredita que é reflexo da grande quantidade de cargos em disputa.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas nas cinco regiões do país entre os dias 3 e 7 de novembro.

A conduta de esquecimento do nome dos candidatos depois das eleições é um referencial negativo para o eleitor. O voto é um ato democrático e significa uma tomada de decisão. Quando acontece o esquecimento pela tomada de decisão não se cobra a eficiência devida do candidato eleito e a representatividade do povo é frágil. Podemos chamar essa tomada de decisão de “ato fragmentado”, pois o eleitor perde a referência com o candidato.

A influência de convergir leis para a sociedade pelo voto democrático do povo não pode cair no esmo do acontecimento, conclui Joildo Ferreira. A eficiência da democracia em nosso país é uma conquista magnitudiosa, senão esse faz de conta atrapalha a eficácia da democracia. Imagine que uma pesquisa dirigida 2 meses após a eleição de primeiro turno realizada em 01 de outubro de 2010 o eleitor aponta não lembrar em quem votou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário