domingo, 12 de janeiro de 2014

Colégio Estadual Maria José de Lima Silveira.

Nossa Escola... CEPMJLS


CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O Colégio Estadual Profª Maria José de Lima Silveira, localizado no Distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana - Bahia foi autorizado a funcionar pela portaria nº 6.554 publicada no Diário oficial de 25 de agosto de 1971, com a denominação de Escola São José, funcionando assim até 1976, em prédio cedido pela prefeitura deste município, neste mesmo distrito. Em 1977, concluída a construção da sede própria pelo governo do Estado passou a chamar-se Escola Maria Quitéria.

Por existir na sede do município outra Instituição de Ensino com a mesma denominação, o que causava transtornos e por ser esta mais antiga, passou este a chamar-se de Colégio Estadual Professora Maria José de Lima Silveira.

De início começou a funcionar com ensino fundamental de 1ª a 4ª série, depois foi incluído o ensino fundamental II de 5ª a 8ª e o curso de magistério, que permaneceu até a extinção desta modalidade de ensino em 1997. Atualmente tem por finalidade ministrar Educação Básica em suas etapas de Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ciclo e Tempos Formativos.

Hoje o colégio possui as seguintes características:

• Nome Colégio estadual Profª Maria José de Lima Silveira

• Código: 06718

• Endereço: Estrada de Maria Quitéria, s/n, Distrito de Maria Quitéria – Feira de Santana – Bahia.

• Entidade Mantenedora: Governo do Estado da Bahia.

• Fone: (75) 3204-7452 Fax: (75) 3204-7452

• Modalidade de Ensino: Ensino fundamental II, Ensino Médio, Ciclo e Tempo Formativo.

• Quantidade de alunos em 2010: 1.490 alunos

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Hoje a comunidade estudantil é de 1.490 alunos, 42 professores, 1 diretor geral, 3 vice-diretoras, 1 coordenadora pedagógica, 3 articuladores e 16 funcionários.

Diretora: Jovianália de Souza Martins

Vices-diretoras: Maria de Fátima Ferreira Soares Pereira, Tâmara Andreucci Dias de Oliveira, Maria Rutêne dos Santos Bastos.

Secretária: Maria de Fátima Morais Casaes.

Coordenadora Pedagógica: Eliete

Articuladores: José Carlos N. Oliveira, Edneusa Falcão da Silva, Sérgio Peixoto Campos

ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

A escola é composta de 13 salas de aula. Um laboratório de informática, com 10 computadores, já contando com internet, mas precisando melhorar sua estrutura física. Uma pequena biblioteca, necessitando de revisão e ampliação do acervo e computador para controle de entrada e saída do acervo. Uma quadra de esporte razoável e uma extensa área verde. Um auditório que precisa de reparos e 1 sala de professores ampla e climatizada.
PERFIL DOS ESTUDANTES

O Colégio Estadual Profª Maria José de Lima Silveira tem no seu coletivo estudantil uma variedade de saberes e quereres que os singularizam. Oriundos da zona rural trazem consigo uma variedade de experiências cultivadas no seu cotidiano que enriquecem significativamente o dia-a-dia da escola. Na sua grande maioria são filhos de agricultores e também colaboram com os pais nos afazeres da casa e da manutenção da sua família, que é exatamente a agricultura. 

PERFIL DA COMUNIDADE DO ENTORNO

A comunidade do nosso entorno tem um nível sócio-econômico de baixo a médio. São pessoas que trabalham com o mercado formal e informal e também com a agricultura. Por estar a escola localizada na proximidade da praça principal do Distrito, temos a presença dos estabelecimentos que sustentam os moradores das suas principais necessidades, como mercados, padaria, farmácia, loja de materiais de construção, lanchonetes entre outros estabelecimentos. A comunidade interage com a escola sempre que possível, tanto para utilizar o espaço da mesma nos seus projetos comunitários como para participar dos momentos promovidos pela escola.

Fonte: http://cepmjls.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário