terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Prefeito e vice-prefeito unidos desde a infância

Amigos desde a infância e filhos da cidade de Paripiranga-Ba, Zé Ronaldo e Luciano Ribeiro migraram para Feira de Santana e andam juntos na vida política.

Combatente à ditadura e a luta pela liberdade são marcas na trajetória política do professor e vice-prefeito de Feira de Santana, Luciano Ribeiro. A firmeza na defesa de ideais custou a própria liberdade do ilustre filho de Paripiranga, adotado por Feira de Santana em 1962.
A repressão não foi suficiente para afastar o professor da militância política e partidária. Sete anos após o período de cadeia, Luciano foi eleito deputado estadual.

O mandato de deputado foi exercido até 1982, quando Luciano disputou a prefeitura de Feira. Com poucos recursos mas com apoio popular, perdeu para José Falcão apenas 3.500 votos aproximadamente. A derrota nas urnas se deu pelos votos da zona rural.

Ao final da década de 80 o professor foi eleito vice-prefeito de Colbert Martins, cargo que voltou a conquistar na eleição do ano passado, na aliança entre o PMDB e o Dem. O convite para disputar o cargo veio após quase 20 anos de afastamento da política partidária.

 Luciano Ribeiro diz ser motivo de satisfação auxiliar o prefeito José Ronaldo na administração do município. “Como homem religioso que sou, vejo o trabalho como uma missão”, conclui o vice-prefeito.

José Ronaldo de Carvalho, eleito pela terceira vez profeito de Feira de Santana em 2012 com 195.967 votos, fez sua trajetória política na cidade de Feira de Santana. 
Iniciou a carreira política em 1976, quando disputa uma vaga na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, pela Arena, e obtém 968 votos que lhe concedem a segunda suplência. Seis anos mais tarde concorre ao mesmo cargo, agora pelo PDS, e consegue êxito.
Em 1986 é eleito deputado estadual e é reeleito nos anos de 1990 e 1994, ocasião em que exerceu a liderança do PFL e em que representou o então governador Paulo Ganem Souto na Assembléia.
No ano de 1998, Carvalho intenta e consegue chegar até a Câmara Federal com a terceira maior votação de todo o estado da Bahia, atingindo 149.640 votos.
Em 2000 concorre e se elege prefeito da cidade de Feira de Santana, com 126.230 votos (61,4% dos votos válidos). Consegue se reeleger, em primeiro turno, na disputa de 2004, com 170.162 votos (68,5% dos votos válidos).
Em 2010, tentou uma vaga de Senador pela Bahia, mas não foi eleito, com 1.092.850 votos, o que lhe garantiu o quarto lugar na disputa vencida por Walter Pinheiro (PT) e porLídice da Mata (PSB).
José Ronaldo é conhecido como um dos "carlistas rebeldes", em sua trajetória teve alguns desentendimentos com o falecido Senador Antonio Carlos Magalhães e foi coadjuvante da criação um sub-grupo nos Democratas da Bahia, os chamados Soutistas. Militavam neste grupo os discípulos do ex-governador Paulo Souto, esta atitude de Ronaldo e de outros membros do partido provocou a ira de alguns aliados carlistas.

Fontes: http://www.deolhonacidade.net/ http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário