sábado, 23 de março de 2013

Encontro de secretários no Hotel Pestana discutiu políticas para agricultura


Políticas públicas estaduais e federais voltadas para o setor agropecuário foram apresentadas a mais de mil participantes do III Encontro dos Secretários Municipais da Agricultura do Estado da Bahia, nessa sexta-feira (22/3), durante todo o dia, no Hotel Pestana, em Salvador.

Programas como o Garantia Safra, o Mais Alimentos, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Assistido, Crédito Emergencial, além de 18 projetos estruturantes prontos para serem executados, precisando tão somente de emendas parlamentares que podem ser solicitadas pelos gestores municipais aos seus deputados, foram explicados a mais de 400 secretários municipais e diretores de Agricultura, a maioria estreando no cargo.

Em paralelo ao encontro de secretários, a III Conferência Estadual das Câmaras Setoriais da Agropecuária reuniu mais de 600 membros das 22 câmaras, que estão elaborando os planos estaduais para os próximos 20 anos.

Para o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, “esses encontros representam o momento maior da agropecuária baiana, que se reuniu aqui para alinhar ações estruturantes”. Ele destacou que o momento é de união, e estimulou os secretários a apoiar as associações e cooperativas de produtores, afirmando que “sem associativismo e sem cooperativismo a agropecuária não se desenvolve”.

Considerando que na última eleição municipal foram eleitos 291 novos prefeitos e que os novos secretariados não conhecem com detalhes o novo sistema de convênios, o governo federal, o Siconv, a presidente da UBP e o secretário estadual da Agricultura concordaram em realizar um curso especial sobre como utilizar o Siconv, no auditório da Seagri, em data a ser definida.

O secretário solicitou ainda à presidente da UPB que crie um departamento de projetos para o setor agropecuário, para assessorar os secretários municipais de Agricultura.
A grande maioria dos secretários está em seu primeiro ano de atuação, e para eles a realização do III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura do Estado da Bahia foi uma grande oportunidade de conhecer as políticas públicas dos governos estadual e federal que eles podem executar em seus municípios para fortalecer e desenvolver a agropecuária.

Fontes
*
http://bahiaextraonline.blogspot.com.br/2013/03/iii-encontro-de-secretarios-municipais.html
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário