quarta-feira, 27 de março de 2013

A corrida 2014 pela sucessão na Bahia já começou e quem será o jóquei vencedor?


A FORÇA DO (PT)
Por um lado o governador Jaques Wagner (PT) está numa sinuca de bico entre o secretário da Casa Civil do Estado e coordenador do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, Rui Costa (PT), considerado o “homem forte” do governo, é um dos nomes cotados para a sucessão do governador Jaques Wagner. O ex-presidente da PETROBRÁS José Sérgio Gabrielli de Azevedo (PT) e atual secretário do Planejamento do Estado da Bahia desde março de 2012 e membro não executivo do Conselho de Administração do Itaúsa S.A e da petrolífera portuguesa Galp. Exerceu o cargo de diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores da Petrobras entre 2003 e 2005, quando foi eleito membro do Conselho de Administração da Petrobras e CEO da empresa, onde permaneceu até fevereiro de 2012. O ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT) que já fez cumprimento a agenda como pré-candidato. Luiz Caetano se reuniu na tarde desta segunda-feira (25), com várias lideranças do PT. Na conversa que ocorreu em um restaurante do Rio Vermelho, a principal pauta foi a estratégia a ser adotada pelo ex-prefeito de Camaçari a busca da confirmação de candidatura para a vaga no Palácio de Ondina. O ex-presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB) adiantou que um encontro deverá ser agendado com os outros pré-candidatos confirmados pelo partido: os secretários Rui Costa e Sérgio Gabrielli, além do senador Walter Pinheiro (PT). Estamos dialogando com as forças do partido, em busca de um entendimento em torno da candidatura. Ainda no mês de março, devemos procurar os demais companheiros para que a gente discuta como vai ser esse desenho no estado, para que não haja arestas. Vamos buscar articular com a sociedade e o partido para que a gente saia como candidato forte e de forma unificada.

A INOVAÇÃO DO (DEM)
Consagrado com 66,04% 195.967 votos para prefeito de Feira de Santana no primeiro tuno em outubro de 2012 José Ronaldo de Carvalho (DEM) passou a dividir as forças do Partido Democratas na Bahia. Professor de ACM Neto atual prefeito de Salvador que obteve 53,51% dos votos válidos, totalizando 717.865 votos no segundo turno das eleições de Salvador em outubro 2012, a disputa pelo governo do estado em 2014 ainda vai dividir as opiniões com José Carlos Aleluia (DEM) que assumiu a Secretaria de Urbanismo e Transporte da nova gestão de Salvador. O ex-governador Paulo Souto que também representa uma forte liderança dentro do Partido Democratas é um nome de peso, mas a conjuntura não é favorável a candidatura.

Com esse comando do DEM é mais provável que José Ronaldo saia na frente por ter sido eleito três vezes prefeito de Feira de Santana e acumular mais experiência que ACM Neto que está em seu primeiro mandato de prefeito de Salvador.

A corrente já começou a ser esticada e vai quebrar do lado do mais fraco, seja no PT ou no DEM que a essa altura do andamento da carruagem não dispensa viagens e nem esforços para encontrar a saída do túnel em 2014 no Palácio de Ondina.

OS BASTIDORES: PT

Luiz Caetano (PT)
José Sérgio Gabrielli (PT)
Rui Costa (PT)
Walter Pinheiro (PT)


OS BASTIDORES: DEM

ACM Neto (DEM)
José Ronaldo (DEM)
José Carlos Aleluia (DEM)
Paulo Souto (DEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário