quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Maria Quitéria venceu a eleição da UPB 2013

A prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, do PSB, é a nova presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). Ela foi escolhida nesta quarta-feira (23), numa eleição que mobilizou 352 dos 417 prefeitos baianos.

Foto: Bahia Toda Hora
A candidata vitoriosa, que teve o apoio da cúpula do governo estadual,  obteve 207 votos e bateu, por 66 votos de frente, o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, também do PSB, que conseguiu apenas 141 votos. Foram registrados quatro votos nulos.
A disputa entre os dois prefeitos, ambos do mesmo partido da base de sustentação do governador Jaques Wagner, foi vista por setores políticos como sinal de uma divisão na base do governo – ou de fraqueza na atuação da articulação política.  

A movimentação de prefeitos, lideranças políticas e cabos eleitorais das duas chapas foi intensa durante todo o dia na sede da entidade, no Centro Administrativo da Bahia. Houve farta distribuição de folhetos, adesivos e camisas, além de bandinhas para animar as claques dos dois candidatos.

Deixaram de comparecer ao pleito 65prefeitos, entre eles o prefeito da capital, ACM Neto. A ausência deles foi atribuída à situação de inadimplência das respectivas prefeituras com a entidade. A prefeitura de Salvador, por exemplo, tem um débito de R$ 60 mil com a UPB e uma situação financeira, no momento, alegadamente de dificuldade.

Consenso da maioria – A candidatura de Maria Quitéria teve o apoio do até então presidente da entidade, Luiz Caetano, ex-prefeito de Camaçari, de secretários de estado como César Lisboa, das Relações Institucionais, e Rui Costa, da Casa Civil, além de presidentes de vários partidos que integram a base de apoio do governador Jaques Wagner.

Em entrevista, tambéDeixaram de comparecer ao pleito 65prefeitos, entre eles o prefeito da capital, ACM Neto. A ausência deles foi atribuída à situação de inadimplência das respectivas prefeituras com a entidade. A prefeitura de Salvador, por exemplo, tem um débito de R$ 60m na tarde desta quarta-feira, Wagner disse que seus secretários atuaram no processo tão somente em busca da unidade da base. Mas salientou que “algumas abordagens politizaram a eleição mais que o devido”.

“A UPB é uma instituição que pertence aos prefeitos, não tem que ser de governo ou de oposição”, declarou..

O fato é que a chapa encabeçada por Quitéria foi montada ao longo da última semana, em articulações conduzidas pelo próprio Luiz Caetano, pelo secretário Cézar Lisboa e pelo presidente estadual do PT, Jonas Paulo. Essa articulação acabou conferindo a ela o status de chapa governista, embora fosse apresentada como uma “chapa de consenso da maioria”, expressão cunhada por Jonas Paulo, num jogo de palavras para distanciá-la dos gabinetes da Governadoria.

Já a chapa de Wilson Cardoso, mesmo nascida de articulações dentro da base do governo, acabou recebendo o carimbo, se não de oposiconista, pelo menos de contestação – o que foi suficiente para lhe angariar o apoio dos setores da oposição que, por sí só, não conseguiriam arregimentar forças suficiente para enfrentar uma candidatura governistas.

Posse imediata - Empossada logo após a proclamação do resultado da eleição, a nova diretoria da UPB tem a seguinte composição: presidente, a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria; vice-presidente institucional, o prefeito de Ruy Barbosa, José Bonifácio Marques Dourado; vice-presidente administrativo, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz Filho; 1º secretário, o prefeito de Alagoinhas, Paulo César Simões Silva; 2º secretário, o prefeito de Lafaiete Coutinho, Zenildo Brandão Santana; 1º tesoureiro, o prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt; e 2º tesoureiro, o prefeito de Juazeiro, Isaac Cavalcante de Carvalho.

Fonte: http://www.bahiatodahora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário