terça-feira, 23 de agosto de 2011

Melhorar para servir a comunidade e cultivar a terra


Cultivamos flores por amor a terra
"Palma de Santa Rita"
Uma exuberante vontade de produzir riqueza em sua propriedade.
Minha vontade é produzir flores junto com a comunidade e transformar em fonte de renda familiar.

Sua presença em minha casa é um motivo de alegria Joildo, acredito que não vai faltar oportunidade para agente conquistar um espaço digno em nossa labuta, sonha Rita Paiva.



Rita Paiva ao lado do primo Joildo Ferreira
"Flores de várias espécies juntas"
 

Em torno da casa não falta o colorida das flores e harmonia de viver nua casa simples da zona rural.

Meu sonho é fundar meu próprio horto ou criar uma associação. As plantas me entendem e falo com elas.




Minha roça é mina alegria
"banana, milho, quiabo e tomate JUNTOS"
 
Ao lado da casa de Rita, abundância e terra fértil. Ela mesmo se surpreende do poder da terra. Suas mãos são como um fertilizante para o verde da plantação.
É um desafio enfrentar a época de seca, mas quando chove a alegria é renovada.
Precisamos do apoio de um representante da comunidade para fomentar o sonho de produzir mais para vender mais.




Aqui na Lagoa da Formiga os produtores rurais sofrem para vender o que produz. Não temos uma associação e nem o apoio de um agente político que nos ajude a enfrentar as dificuldades.
Precisamos de apoio de infra-estrutura para o que produzimos: comprador, transportes e agrônomo que ajude no aproveitamento do solo. Produzir sem uma base de apoio e ver parte da produção perder. É muito triste e desestimulante.

Minha plantação de "Palma de Santa Rita" pode ser estendida para toda nossa comunidade e outras comunidades. Meu conhecimento sobre esta planta e outras pode gerar renda para muitas famílias.

A Palma de Santa Rita produz uma flor linda e pode ser comercializada para ornamentações requintadas e luxuosas. A floração ocorre num período do ciclo de produção da espécie, mas a beleza e a qualidade é garantida.

Você não vai ficar sozinha Rita, ressaltou Joildo Ferreira. Nossa meta é chegar nas comunidades e ajudar de alguma forma no processo produtivo. A família produzindo em sua propriedade vai gerar riqueza para a comunidade e sustentabilidade familiar e nós vamos enfrentar juntos todos os problemas a partir de 2012.

São muitas comunidades dentro dos oito distritos de Feira de Santana, mas quando as experiências falam mais forte, a vontade de lutar juntos aumenta, comenta Joildo Ferreira.
"Se cada comunidade se unir para produzir, nós levaremos os projetos para Câmara e Prefeitura de Feira de Santana no sentido de aproximar o produtor a buscar os recursos necessários para viabilização da atividade, cita Joildo Ferreira"


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário