segunda-feira, 31 de maio de 2010

A falta de cuidado no planejamento da vacinação contra meningite C



A capital baiana tem uma população de 2.998.056 (apontado por dados de 2009 pelo wikipedia) e é provável que atualmente esse número já tenha ultrapassado 3 milhões. A campanha de vacinação contra meningite tipo C poderia ter sido planejada e organizada pelo setor competente do Estado para aplicação das doses da vacina nos jovens de até 14 anos nas escolas do município e evitar o tumulto acontecido no domingo 30/05/2010 nos postos de vacinação.

O planejamento para uma campanha dessa magnitude em se tratando de prevenção de surto de doença que vem causando a morte de várias pessoas nos últimos meses poderia ter sido distribuídos de forma a evitar que a população dormisse em locais de aplicação da dose da vacina. O conjunto de medidas preventivas deveria começar ao se pensar que o número de pessoas que ia se imunizar praticamente ocasionaria filas enormes. Uma ação preventiva para não causar os transtornos ocorridos seria distribuir a vacinação nas próprias escolas do município para facilitar o processo e agilizar o tempo e diminuir as enormes filas formadas pelas pessoas que tiveram que dormir em locais de aplicação da vacina, demonstrando uma fragilidade do sistema público de assistência a saúde da população.

Os 50 postos de saúde do município se tornaram pequenos para tanta gente junta ao mesmo tempo e as pessoas não tem culpa pelo prazo de aplicação da vacina preventiva ter sido tão curto. Dois dias apenas não seriam suficientes, haja vista, a falta de planejamento, tendo o Estado que usar poder de polícia para contornar a insatisfação das pessoas ficaram cerca de 11 horas esperando para tomar a vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário