quinta-feira, 20 de maio de 2010

Entrevista do secretário de educação da Bahia na Rádio Tudo FM


A Rádio Tudo FM abriu espaço para entrevista do secretário de educação do Estado da Bahia nesta quinta-feira 20/05/2010 no início da manhã. O secretário explanou acerca da estrutura da educação da rede de escolas públicas da Bahia e abordou aspectos relevantes como o dissídio de categoria dos professores, a recuperação das escolas degradadas, o nível de ensino no sistema público escolar e os custos da educação do sistema público educacional do Estado. O Estado gasta atualmente 27% com ensino publico, ultrapassando os 25% que é destinado a educação e tem como meta levar a internet às 1544 escolas públicas do Estado da Bahia até o final de 2010, segundo o secretário. Fatores como a violência nas escolas será tratada com mais seriedade através da guarda municipal que tem a missão de contornar os problemas mais próximos do entorno da unidade escolar com o fim de fazer um trabalho diferenciado ao da polícia comum que é proteger o cidadão como um todo.

O secretário informou que o Estado está reformando cerca de 700 unidades escolas com um custo de R$ 40 milhões sem a contabilização dos prejuízos causados pelo vandalismo. Apenas reabilitando as escolas com a infraestrutura da escola digna para o estudante e para o professor de um modo geral. Os problemas de pichações e quebra de objetos das escolas estão sendo resolvidos pelos próprios diretores das escolas. Para o secretário a inovação que está levando aula virtual até a sala através de um professor central que transmite a aula por internet transformada para imagem de uma TV de 40 polegadas tendo um professor monitor na própria sala de aulas para os alunos assimilar os assuntos vai melhorar a qualidade do ensino.

Dentre as várias perguntas feitas pelo radialista Raimundo Varela ao secretário foi abordado a questão da merenda escolar e o secretário categoricamente respondeu que o MEC disponibilizou a merenda para todas as escolas e cada escola administra uma verba a parte para comprar de pequenos produtores frutas como banana, melancia, jaca etc. para compor o tradicional cardápio já existente na merenda dos alunos. O secretário afirmou que o governador Jaques Wagner encontrou as escolas em péssimo estado e aos poucos está recuperando todas as unidades para dar credibilidade ao ensino público na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário