domingo, 3 de agosto de 2014

Povo negro de Feira de Santana constrói sua história

Uma história que começou no século XIX com guerreiros que lutavam pela independência da Bahia e da região de Feira de Santana. Maria Quitéria foi um marco dessa guerra que libertava o povo das cenas da escravidão. O distrito Maria Quitéria ganhou este nome em homenagem a ilustre guerreira. O povoado de Matinha concentrou a maior população negra e uma outra concentração se deu no distrito de Bonfim de Feira, lado sul da cidade de Feira de Santana.

Cada um vai construindo sua história na base da sociedade quase liberta, mas porém escrava do capitalismo que sufoca o cidadão a buscar alternativa de continuar lutando pela liberdade:

Guda Moreno ao centro 
Grupo vocalista (Quixabeira da matinha) que surgiu no samba de roda da região vai construindo e levando a alegria e a magia do samba para vários municípios da Bahia através dos shows e apresentações em praças públicas e convites para levar o famoso samba de roda aos diversos eventos em localidades diferentes.

O distrito de Matinha, emancipado na década de 2000 na partilha do distrito Maria Quitéria, Matinha ganhou na família de dona Budu o QUIXABEIRA DA MATINHA que vai se expandindo na raiz do samba de roda.

Jhonatas Monteiro ao centro
Ele menino filho de família simples de Feira de Santana, Johonatas Monteiro, atualmente professor e líder do movimento estudantil da UEFS-Universidade Estadual de Feira de Santana e precursor político pelo PSOL - Partido Socalismo e Liberdade. Líder e comandador de reuniões e encontros comunitários e genuíno em defender os interesses das minorias, professor Jhonatas defende e sonha ver a cidade de Feira de Santana distribuindo sua riqueza produzida com a nação mais pobre e a participação do povo humilde nos direitos sociais e do bem comum.


Valdir
Valdir é um homem simples e filho de uma família negra muito querida no distrito Maria Quitéria. Foi administrador distrital diversas vezes e atuante em todas as comunidades do distrito.

Figura política e sempre atendendo as queixas do povo no distrito Maria Quitéria, atualmente assessor de vereador, sabe conduzir pessoas e reuniões e busca atender a necessidade comunitária. Comandante de associação comunitária, sabe bem a hora de repartir o pão e tem um imenso respeito à carência do povo do campo.
Mas, o que marca estas pessoas não é o poder nem muito menos querer aparição, mas sim, um sentimento de solidariedade em prol da pluralidade humana e da organização social entre as pessoas. Valdir, mais conhecido como (Pinto) vive na zona rural do distrito Maria Quitéria e costuma agraciar que esse distrito é o melhor lugar do mundo para se viver.

O grupo "Quixabeira da Matinha dos Pretos" foi fundado pelo mestre Coleirinho da Bahia - Marcos Gonçalves Souza há mais de 20 anos. Coleirinho, oriundo do município de Coração de Maria, nasceu no distrito de Retiro. Desde mocinho que acompanhava sua família nos batuques da região. Migrou para o município de Feira de Santana, na década de 60. No povoado de Matinha construiu sua família, todos integrantes do grupo. Com o seu falecimento em 12/2005 o grupo sofreu uma perda irreparável. Atualmente o filho, Guda Moreno e a viúva, Chica do pandeiro, lideram o grupo.

PSOL

Embora ainda faltem 21 meses para a eleição de 2012, Feira de Santana já tem o primeiro potencial candidato a prefeito: trata-se do professor Jhonatas Monteiro (foto), do PSOL, partido de esquerda que tem como sua filiada mais célebre a ex senadora Heloísa Helena, uma ex-petista que saiu do partido nada satisfeita com o presidente Lula. Jhonatas atuou desde 2005 na equipe de iniciação científica do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Economia eAdministração Pública (NIEAP), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente, além de professor de História no Ensino Médio da rede estadual baiana, atua na área de metodologia em instituições de ensinosuperior. Politicamente, militou no movimentoestudantil da Uefs como presidente do DA de História e Membro do DCE. Se algum outro partido de esquerda pretendia o apoio da legenda em Feira de Santana, pode tirar o cavalo da chuva.
(Com informações do Aqui Bahia)
Ouça o inflamado Discurso do candidato, na integra

Maria Quitéria - Heroína da Independência do Brasil (1792-1853)

.
.
A história de Maria Quitéria de Jesus apresenta divergências desde o seu início.
Nascida no dia 27 de Julho de 1792, no sítio Licurizeiro em São José das Itaporocas (Cachoeira), na Bahia. As discordâncias por parte dos historiadores começam em relação a sua filiação.
O mais provável é que tenha sido a primeira filha dos brasileiros Gonçalo Alves de Almeida e Quitéria Maria de Jesus, que morreu quando a filha tinha apenas nove anos.
.
A criança assumiu o comando da casa e a criação dos dois irmãos mais novos.
Preocupado com os filhos, Gonçalo casa-se pela segunda vez, mas sua esposa morre pouco tempo depois. A família se muda e o pai se casa pela terceira vez. Tem outros três filhos com a nova esposa, que nunca aprovou os modos independentes de Maria Quitéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário