sábado, 23 de janeiro de 2010

O Haiti é aqui

Os Haitis do anonimato / 1

Como diriam Caetano Veloso e Gilberto Gil na música, o Haiti é aqui. Não só aqui, mas em inúmeros outros lugares do planeta. O que não faltam em todas as partes são “Haitis”, mesmo que em uma extensão territorial e populacional menor, mas “Haitis”, com seus “pretos, pobres, mulatos e brancos pobres como pretos”, mantidos no anonimato até que algum desastre consiga piorar drasticamente a situação miserável de vida que levam. E parece que só mesmo assim para o mundo se sensibilizar e as autoridades políticas tomarem algum tipo de providência, ainda que possa ser mais por questão de se promover através da mídia, que por sensibilidade propriamente dita.

Baixa expectativa de vida / 2

Não é preciso ir muito longe pra encontrar os “pretos, pobres, mulatos e brancos pobres como pretos”; aqui mesmo em Feira de Santana nos bairros periféricos. Como exemplo, Sítio Novo e Conjunto José Ronaldo, que a moradora Débora Santos prefere denominar “favela José Ronaldo”. A expectativa de vida nesses locais é visivelmente baixa. Ruas sem pavimentação, falta de água constante (onde tem encanada, onde não tem, o problema é resolvido com as cisternas), esgotamento sanitário... Quanto a emprego, segundo moradores, os trabalhos mais comuns entre as mulheres é o de empregada doméstica ou costureira em fábrica de roupas; e entre os homens, de pedreiro, ajudante de pedreiro, mecânico e vendedor no comércio, um dos melhores.

Mão-de-obra barata / 3

Ivonete Ribeiro, 21 anos, trabalha como doméstica. Lava passa, cozinha e cuida de três crianças para receber R$ 150,00 por mês e diz ser um valor comum recebido por outras mulheres da localidade. "Pelo menos eu vou faço as coisas e trago os meninos para cuidar em casa. Conheço gente aqui que passa o dia todo por R$ 120,00 e acha que está bom", afirma. Para ela, a falta de emprego não é causada apenas pela indisponibilidade no mercado, mas também pela desqualificação profissional. “Muitos procuram emprego e não encontram, às vezes encontram, mas não têm qualificação”, destaca. Bairros; Sítio Novo e Conjunto José Ronaldo - Feira de Santana

Fonte: Blog da Feira - 20.01.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário