Pelo sistema regulador brasileiro quanto a negócios
imobiliários realizados no país, a Escritura de Imóvel ou Escritura
Pública, é exigida em caráter de obrigatoriedade sempre que o valor do
Imóvel seja superior a 30 vezes o valor do salário mínimo em vigência no
Brasil. Mesmo nos casos de ausência da obrigatoriedade faz-se de suma
importância a feitura da Escritura de Imóvel uma vez que terá maior
força probatória pelo direito brasileiro evitando possíveis litígios.
Além disso a lei prevê a titularidade perante o público do direito do
imóvel e garante os direitos de recolhimento dos tributos ao Estado. A
Escritura de Imóvel é essencial para que negócios de caráter jurídico
que tratem da constituição, transferência, renúncia ou mesmo da
modificação dos reais direitos de um imóvel tenham validade perante a
lei vigente.
Escritura de Imóvel: como fazer
Para ser feita a Escritura de Imóvel, documentos
necessários das partes contratantes, dispostos vendedor e comprador, bem
como suas presenças em um Cartório de Notas são exigidos. Serão
entregues ao profissional notarial todos os dados e todos os documentos
incluindo dos cônjuges quando houver tanto do vendedor como do
adquirente do imóvel. Do referido imóvel dever-se à apresentar os
documentos como certidão de matrícula e de quitação dos respectivos
tributos do imóvel, o carnê de vigência do imposto predial( IPTU) e o
valor do imóvel entre outros.
Para a Escritura de Imóvel Rural os procedimentos são os mesmos quanto a presença do vendedor e do adquirente e seus respectivos documentos e de seus cônjuges quando houver. Os documentos do Imóvel rural a serem apresentados são a certidão de matrícula, sua respectiva certidão de regularidade fiscal devidamente emitida pela Secretaria da Receita Federal, o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural( CCIR), a última Declaração do Imposto sobre a Propriedade Rural( DITR) e os últimos 5 comprovantes de pagamento do respectivo Imposto Territorial Rural( ITR) entre outros.
Para a Escritura de Imóvel Rural os procedimentos são os mesmos quanto a presença do vendedor e do adquirente e seus respectivos documentos e de seus cônjuges quando houver. Os documentos do Imóvel rural a serem apresentados são a certidão de matrícula, sua respectiva certidão de regularidade fiscal devidamente emitida pela Secretaria da Receita Federal, o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural( CCIR), a última Declaração do Imposto sobre a Propriedade Rural( DITR) e os últimos 5 comprovantes de pagamento do respectivo Imposto Territorial Rural( ITR) entre outros.
Escritura de Imóvel: Quanto Custa
Escritura de Imóvel gratuita é concedida a famílias de até 3 salários mínimos desde que seja a aquisição do
primeiro imóvel. Não só a escritura será gratuita como também os
registros da garantia do imóvel (que são efetuados quando, da posse da
escritura, o proprietário se dirige a um Oficial de Registro de Imóveis
da Comarca correspondente para esse fim). De 3 a 6 salários mínimos há
desconto de 90% e de 6 a 10 salários mínimos há desconto de 80%.
Pelo Programa Minha Casa, Minha Vida os descontos para realização da Escritura de Imóvel chega a ser de 75% a até 100%. Excetuando esses casos, para fazer uma Escritura de Imóvel o valor dos custos são previstos pelas leis estaduais. O profissional notarial incubido dessa obrigação, de posse da escritura pública, identifica nesta os atos a serem praticados para o efetivo cálculo referente ao imóvel em questão. No link http://lguline.no.comunidades.net/index.php?pagina=1393058509 o interessado encontrará algumas dicas sobre compra e venda de imóveis quanto suas respectivas documentações e no site http://www.26notas.com.br/abas.faces?aba=1 de um Tabelionato de Notas encontrará informações mais detalhadas.
Pelo Programa Minha Casa, Minha Vida os descontos para realização da Escritura de Imóvel chega a ser de 75% a até 100%. Excetuando esses casos, para fazer uma Escritura de Imóvel o valor dos custos são previstos pelas leis estaduais. O profissional notarial incubido dessa obrigação, de posse da escritura pública, identifica nesta os atos a serem praticados para o efetivo cálculo referente ao imóvel em questão. No link http://lguline.no.comunidades.net/index.php?pagina=1393058509 o interessado encontrará algumas dicas sobre compra e venda de imóveis quanto suas respectivas documentações e no site http://www.26notas.com.br/abas.faces?aba=1 de um Tabelionato de Notas encontrará informações mais detalhadas.
Fonte:
Para tranferencia custa quanto
ResponderExcluirdivisao de herança,tambem é o mesmo procedimento?
ResponderExcluirescrituras rural com 16 hequitares paga quanto
ResponderExcluirquero saber qual o valor. para fazer esse escritura de 5. 700 hequitare
ExcluirQuanto custa a escritura rural de um terreno de 30 hectares
ResponderExcluirQuanto custa a escritura rural de um terreno de 20 hectares com uma casa no terreno
ExcluirQuanto custa. Medição de 48.mil.e duzentos metros quadrados e fazer o documento.
ResponderExcluirQuanto custa para fazer uma escritura rural de uma area de 23750
ResponderExcluirQuanto é uma escritura documento de 4 equitaria pra nome de uma pessoa
ResponderExcluirQuanto é o valor de 4 equitaria de terra pra o nome de uma pessoa rural
ResponderExcluirQuanto fica para fazer escritura de um sítio de 7 alqueires que tava no meu pai e da minha mãe e uso e fruto
ResponderExcluirESCRITURA DE PROPRIEDADE RURAL, TAMBEM TEM ESSES DESCONTOS??
ResponderExcluirQuanto custa para fazer escrituras de um terreno rural com 1 alqueire e meio
ResponderExcluir