Através do convite da Associação Feirense de Pessoas com Doença Falciforme (AFDFAL), Jhonatas Monteiro (PSOL) participou de uma reunião entre os associados e associadas, no dia 30 de agosto. A partir do contato durante a campanha para prefeito em 2012, Jhonatas tem somado forças à luta das pessoas com anemia falciforme em Feira de Santana, acompanhando sua experiência de mobilização por condições mais dignas de vida. A doença é genética e sem cura, incidindo principalmente sobre a população negra, parcela mais vulnerável socialmente. Causa complicações no sistema imunológico, cardíacas, renais e, sobretudo, ósseas.
Apesar disso, o portador ou portadora da doença pode ter uma boa qualidade de vida, caso seja garantido um acompanhamento adequado. Atualmente, a AFDFAL busca fortalecer a união entre as pessoas com anemia falciforme para reverter o descaso por parte do poder público em relação à incipiente estrutura existente. Nesse sentido, Jhonatas discutiu os problemas relativos à necessidade de ampliação do Centro de Referência e a falta de medicamentos causada pela burocracia – como o recente caso do hidroxiureia.
A partir de questionamentos de associados, apresentou também propostas para a saúde da população negra e acerca da assistência jurídica pública para pessoas com doença falciforme como parte da garantia de vida digna. Jhonatas, como considerações finais, destacou o papel da mobilização coletiva como principal forma de dar visibilidade e possibilitar conquista de direitos para as pessoas com anemia falciforme. Assim, reafirmou que o papel de um possível mandato estadual não é oferecer falsas soluções prontas, mas sim fortalecer essa organização coletiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário