segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Ozeny Moraes vai para pasta de Gestão e vereador Wellington Andrade assume Agricultura

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade (Arquivo)
Governo Municipal anunciou duas mudanças em seu primeiro escalão, nesta segunda-feira (29): o secretário Ozeny Moraes, de Agricultura, deixa a pasta para assumir a Secretaria Extraordinária de Gestão e Convênios, sendo substituído pelo vereador Wellington Andrade, que se licencia da Câmara para ocupar o cargo no Poder Executivo. Os decretos com a mudança de pasta de Ozeny e a sua substituição pelo vereador governista Wellington Andrade vão ser publicados nesta terça-feira (30) em jornal local, pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Nota divulgada pela Secretaria de Comunicação diz que Ozeny é um dos quadros mais experientes da atual equipe de governo, lembrando que o mesmo foi secretário municipal também nas duas administrações anteriores e que agora assume o cargo que ficou vago desde o primeiro semestre deste ano, quando o arquiteto Arcênio Oliveira pediu exoneração da Secretaria de Gestão e Convênios.

O vereador Wellington Andrade também acumula experiência no Executivo. Em administrações anteriores, ele atuou com destaque na Secretaria de Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e também na pasta de Cultura, Esporte e Lazer.

Fonte:http://www.acordacidade.com.br/ - 29/12/2014 14h49







Voto Distrital vai ser adotado na Reforma Política do Brasil?

COISAS DO BRASIL

1) Voto eletrônico: tem me incomodado o fato de países avançados tecnologicamente não terem adotado o voto eletrônico. Procurei informações e descobri que, no caso brasileiro, são amplas as possibilidades de fraude, ao contrário do apregoado pelo governo e pela grande mídia. Especialistas, como o Prof. Pedro Rezende, do Depto. de Computação da UNB, são taxativos: "Não há sistema informatizado invulnerável. Qualquer interessado em fraudar um complexo sistema informatizado buscará o caminho que lhe ofereça melhor relação entre o esforço ou dificuldade de execução...". Em nosso caso, é pior, não há possibilidade de auditorias. quem tiver interesse no assunto, pesquisar:http://www.brunazo.eng.br/voto-e/indice.htm#resumo.


2) Voto distrital: na campanha eleitoral, falou-se muito em reforma política. Como sempre, passado o calor do momento, quase não se fala mais. Mas o sistema político atual cada vez mais apodrece. É preciso, urgente, retomar a discussão. Mas é preciso ter cuidado para não aparecer mais uma bela enganação com o nome de reforma. Não há, por exemplo, como se falar em reforma política sem pensar no VOTO DISTRITAL. Voto distrital é aquele em que o vereador, o deputado estadual ou federal, elege-se por um ou mais DISTRITOS. A Justiça Eleitoral divide o Estado e os municípios em "Distritos" e o deputado ou o vereador precisam escolher qual o distrito que pretende representar e só poderá receber votos daquele distrito. Permite criar um vínculo do eleito com seus eleitores. Ao contrário de hoje em que um deputado pode ser eleito com votos pingados de 417 municípios. Qual(is) ele vai representar? Nenhum. O mesmo ocorre com os vereadores. Os países que avançaram no sistema político implantaram o voto distrital há décadas (Alemanha é considerada modelo). Há uma campanha promovida por organizações da sociedade civil pelo voto distrital. Assine a petição: http://www.euvotodistrital.org.br/…

Análise da Segurança do Voto Eletrônico, Voto pela Internet e Urna Eletrônica. Leia o texto e participe do Fórum de Debate
BRUNAZO.ENG.BR|POR AMILCAR BRUNAZO FILHO

Fonte: Ildes Ferreira de Oliveira

sábado, 27 de dezembro de 2014

Governo de Jaques Wagner chega ao fim depois de 8 anos de mandato na Bahia

Ao final do meu mandato, neste ano, vou deixar aos baianos um sistema público de educação maior e melhor do que encontrei em 2007. Várias ações e programas bem-sucedidos foram desenvolvidos na área. Uma das medidas mais importantes, sem dúvida, consistiu na reestruturação da Rede Estadual de Educação Profissional, que ampliou e interiorizou a oferta de vagas dos cursos técnicos de nível médio. Quando assumi o mandato, em 2007, a Bahia oferecia aos seus jovens apenas 4 mil vagas em cursos desse tipo. Hoje já são mais de 74 mil vagas, presentes em 123 municípios, de todos os territórios de identidade da Bahia - um expressivo crescimento de 1750%.




Fonte: https://www.facebook.com/jaqueswagneroficial?fref=nf

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

A heroína do Fantástico e a Venina do Linkedin… Duas vidas diferentes?

Depois de aceitar que Paulo Roberto Costa passou ao menos três anos roubando “enojado” e “enojado” continuava recebendo parcelas de propinas por contratos mesmo depois de ter sido afastado da empresa, agora temos a história mais que capciosa de D. Venina Fonseca, a quem não posso, por desconhecimento, acusar de nada – a Petrobras não abriu os detalhes dos processos interno que correm contra ela, embora ela tenha ido ao Fantástico acusar a presidente da empresa de cúmplice de todos os malfeitos da empresa.
Mas posso, como qualquer jornalista deveria fazer, comparar o que ela disse na televisão com o que é, segundo ela própria, sua carreira na empresa.
Segundo a transcrição da entrevista feita pelo Diário do Centro do Mundo, ela diz que “eu trabalhei junto com Paulo Roberto, isso eu não posso negar. Na diretoria de abastecimento, a partir de 2005″.
Não é verdade, segundo a própria Venina informa em seu currículo no Linkedin.
Lá, consta que ela era – o texto eu cito em inglês, como está escrito – “Manager, Implementation of Integrated Management Systems at Natural Gas Logistics Supervision Centre. De “ –  (2 years 1 month)“.
Ora, de 2001 a 2003, Paulo Roberto Costa era responsável pela Gerência Geral de Logística da Unidade de Negócios Gás Natural da Petrobras…
Depois, segundo a própria Venina, em  seu Linkedin, foi ser “Assistant Manager to the Downstream Director’s Office” (diretor de abastecimento), em maio de  2004.
Paulo Roberto Costa assumiu a diretoria de abastecimento em… 14 de maio de 2004.
Não seria justo inferir ligações anteriores, mas é a própria Venina quem documenta que não foi “na diretoria de Abastecimento, a partir de 2005″, mas que durante ao menos sete anos era auxiliar de confiança de Paulo Roberto Costa.
Mais adiante, Venina diz:
“A opção que eles fizeram em 2009 foi realmente me mandar para o lugar mais longe possível, isso está entre aspas, onde eu tivesse o menor contato possível. Com a empresa, aparentemente eu estaria ganhando um prêmio indo para Cingapura, mas o que aconteceu foi que realmente quando eu cheguei lá me foi dito que eu não poderia trabalhar, que eu não poderia ter contato com o negócio, era para eu procurar um curso”.
De fato, Venina foi para Cingapura, como “Chief Executive Officer, PM Bio Trading Pte Ltd”, uma joint-venture entre a Petrobras, a Mitsui e a empreiteira Camargo Correia, empresa subordinada a… Paulo Roberto Costa, o diretor de Abastecimento, o enojado …
Quando PRC cai, Venina não é perseguida, mas promovida.
Passa a diretora-gerente (“Managing Director, Petrobras Singapore Private Limited”).
E, segundo ela própria, com amplos poderes pois assim ela define suas funções, desde então:
“Responsável por conduzir o aumento das receitas junto com as margens de lucro e ser responsável por todos os contratos, a evolução dos negócios, as principais partes interessadas e clientes. – Reestruturação de toda a unidade, que resultou em significativa redução de custos e aumentando o lucro líquido três vezes nos primeiros seis meses de nomeação. – Liderou s Petrobras Singapore (PSPL) para atingir um lucro líquido recorde de US 59,5 milhões  em 2012 de US $ 18 milhões em 2011, e, posteriormente, outro avanço no lucro líquido, de US $ 184 milhões em 2013″
Nada de ficar “encostada”, portanto. E muito menos de viver trancada, numa situação de quase “escrava branca”, algo que justificasse a melodramática declaração ao Fantástico de que ” me afastar(am) do meu país, das empresas que eu tanto gostava, dos meus colegas de trabalho. Eu fui para Cingapura, eu não vi minha mãe adoecendo. Minha mãe ficou cega, transplante de coração, eu não pude acompanhar minha mãe. Meu marido não pôde mais trabalhar, ele teve que retornar.”
O marido de Venina, Mauricio Luz, também segundo o seuLinkedin, “had been lived in Singapore from january 2010 to june 2012, working as a consultant and helping to implement the Braskem office in Singapore“.
A Braskem é uma empresa que tem, entre os principais acionistas … a Petrobras, com 47% e a Odebrecht, com 50%.
A saída de Luz, também casualmente, coincide com a queda de Paulo Roberto Costa.
Não se faz aqui, como se viu, nenhuma acusação a Venina, porque seria um absurdo acusar, como ela faz, alguém de irregularidades e cumplicidades sem ter provas cabais disto.
Mas não é possível afastá-la de todo deste caso. Ela estava dentro dos esquemas de Paulo Roberto ou, pelo menos, aceitou-os.
O Brasil está mesmo virando uma fábrica de “santinhos”
Fonte: http://tijolaco.com.br/blog - 22 de dezembro de 2014 | 09:07 Autor: Fernando Brito

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Aeroporto de Feira de Santana começa estabilizar novos voos para 2015

Para empresários, moradores e visitantes da cidade de Feira de Santana, a reforma do Aeroporto João Durval facilitou a demando do tempo além da conveniência dos negócios existentes na cidade. As escalas de voo, a redução do tempo da tempo da viagem pelo sistema rodoviário, o preço da tarifa das passagens vai viabilizar novas linhas além das que já foram fixadas.

Desde setembro de 2014 o aeroporto opera dentro da sua capacidade e a partir de fevereiro de 2015 novos voos entrarão em operação possibilitando o acesso para outras cidades.

Além de aposentadoria, Wagner ganha benefício da Câmara

politica-news120
Além da aposentaria de R$19 mil assegurada por um projeto aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia, o governador Jaques Wagner (PT) conquistou ontem o direito a uma segunda aposentadoria. Segundo a Folha de S. Paulo, a Câmara dos Deputados publicou um ato concedendo o benefício que deve chegar a R$ 10 mil. O montante leva em consideração o período do petista na Câmara, que somou três mandatos consecutivos entre 1990 e 1998. O Congresso exigia para aposentadoria, na época em que o petista era parlamentar, pelo menos 50 anos de idade e oito anos de contribuição.Se for confirmado ministro, Wagner terá direito a salário de R$30,9 mil a partir de janeiro.
Fonte: https://www.facebook.com/paulao40123?fref=nf

Prefeito faz balanço de atividades em 2014 e anuncia novidades

Saúde, educação, transporte público, comércio popular, urbanização, políticas sociais e as perspectivas para o próximo ano foram temas abordados na entrevista concedida pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. “Fizemos muito neste ano e vamos continuar realizando em 2015, porque é com planejamento e trabalho que se enfrenta e vence as dificuldades. Tenho fé que teremos um bom ano”, acentua o prefeito.
José Ronaldo citou os avanços na área da saúde, com construções e reformas de unidades escolares, mais a entrada em atividade da UPA 24h, no bairro Mangabeira. “Novas ações estão programadas para o próximo ano, como a inauguração da Policlínica no distrito de Maria Quitéria”, avisa. A futura unidade também vai atender aos moradores dos distritos da Matinha e de Tiquaruçu, que hoje são encaminhados para a Policlínica do Parque Ipê.
O prefeito salientou que escolas municipais adotaram o tempo integral e que as que estão sendo reformadas ou construídas adotaram um padrão de qualidade elevado que vai atender às necessidades atuais e futuras, tanto em termos de quantidade de salas como a sua estrutura. “Também convocamos praticamente todos os professores que foram classificados no último concurso público”, destaca.
Ele também disse que a pavimentação de ruas, que eleva a qualidade de vida dos moradores, foi levada para praticamente todos os bairros da cidade. A área atendida deve chegar a mais de 600 mil metros quadrados. “Em alguns bairros restam poucas ruas a serem pavimentadas. E acredito que até o final do mandato vamos ampliar muito este serviço, mesmo sabendo que Feira de Santana é uma cidade que cresce muito”, diz.
José Ronaldo afirmou que o BRT, que está em processo para ser instalado em Feira de Santana, vai revolucionar o transporte público de passageiros. “Serão novas idéias, novas dinâmicas que mudarão para melhor este setor”, prevê. Ele disse, ainda, que o edital com as regras para a licitação para o BRT está sendo elaborado por empresa especializada. Outro ponto evidenciado pelo prefeito foi o Plano Diretor Urbano, que será feito por empresa que será contratada pela Prefeitura.
Ele ainda disse que não vê problemas em conversar com o governador eleito Rui Costa e que vai procurá-lo logo após o período de ajuste no governo estadual.
Fonte: http://www.caldeiraodopaulao.com.br/

Dilma anuncia mais 13 nomes do novo ministério; Wagner é confirmado na Defesa

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (23/12) o nome de 13 ministros que entrarão ou serão remanejados entre os comandos da Esplanada dos Ministérios. Todos os novos integrantes do primeiro escalão do governo devem assumir oficialmente suas funções no mesmo dia e evento de posse da presidenta, marcado para as 15h do dia 1 º de janeiro.
Aldo Rebelo deixa o Ministério do Esporte, no qual onde coordenou as ações do governo durante a Copa do Mundo, para assumir a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Jaques Wagner, atual governador da Bahia, será o novo ministro da Defesa no lugar de Celso Amorim.
Na Educação, foi confirmado o nome de Cid Gomes, atual governador do Ceará.
Pelo menos seis peemedebistas foram confirmados no comando de pastas do segundo mandato do governo Dilma. O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) assumirá o Ministério de Minas e Energia. O engenheiro vai substituir o também peemedebista Edison Lobão, que comanda a pasta desde o início do governo Dilma.
Como ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, no lugar de Moreira Franco, também PMDB, assumirá Eliseu Padilha, ex-ministro dos Transportes no governo Fernando Henrique Cardoso.
Ainda do PMDB, o deputado Edinho Araújo (SP) vai comandar a Secretaria Nacional de Portos no lugar de César Borges, que está no cargo desde junho deste ano.
A nova ministra da Agricultura será a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), que entrou para o ramo do agronegócio com a morte do marido em um acidente de avião, em 1987.
Também do PMDB, o paraense Helder Barbalho assumirá o Ministério da Pesca, substituindo Eduardo Lopes.
No Turismo, permanece o atual ministro Vinícius Lages, que também é filiado ao PMDB e está no posto desde março.
Para o Ministério das Cidades, o indicado foi ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do PSD, que substituirá Gilberto Occhi, no cargo desde março.
Também foram anunciados os nomes dos futuros titulares da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, do Esporte, George Hilton, e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes.
Agência Brasil

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Ônibus começam a circular em Maricá, RJ, com tarifa zero

Serviço é oferecido peça Empresa Pública de Transportes (EPT).
Autarquia municipal funcionará 24 horas por dia.

As operações da Empresa Pública de Transportes (EPT), autarquia da Prefeitura de Maricá (RJ), começaram nesta quinta-feira (18) com a disponibilização de transporte coletivo com tarifa zero por toda extensão da cidade. O serviço será oferecido 24h por dia, de Ponta Negra ao Recanto de Itaipuaçu. Qualquer pessoa, moradora ou não, poderá usar as quatro linhas (dez veículos), sem nenhuma cobrança de passagem ou qualquer tipo de cadastro para se deslocar.
Há 40 anos apenas uma empresa controla o transporte público na cidade e, com a operação da EPT, os moradores podem optar por uma das linhas gratuitas, totalmente custeadas pela Prefeitura. O primeiro veículo partiu do terminal rodoviário do Centro com destino a Ponta Negra às 10h50 da manhã.
Antes do início das atividades, o prefeito, acompanhado da primeira dama e deputada estadual eleita, Rosangela Zeidan; do filho Diego Zeidan; e de secretários municipais e vereadores, embarcou às 9h17 em Inoã para a viagem inaugural até o Centro. Durante o trajeto, Quaquá acenou para a população, que retribuía o carinho, e falou sobre a implantação da EPT. “Isso é um marco histórico, os ônibus de graça.
Não é necessário cadastro para utilizar os transportes (Foto: Fernando Silva / Divulgação Prefeitura de Maricá)
Lançamento do transporte público gratuito foi nesta
quinta (18) (Foto: Fernando Silva / Divulgação
Prefeitura de Maricá)
"A tarifa zero é um benefício ao povo e incentivo ao desenvolvimento econômico da cidade, já que novos empreendedores poderão abrir negócios na cidade e não terão mais despesas com vale-transporte dos funcionários. Seremos exemplo para o Brasil. A segunda parte do projeto prevê a integração do transporte público gratuito às vans”, declarou o prefeito Washington Quaquá.
A pedido do prefeito, o Mc Meia Noite, artista local, criou o “Funk dos Ônibus”, que exalta o transporte gratuito. O público que acompanhou a solenidade repetiu, com o cantor, o refrão: “Prefeitura de Maricá tá mostrando seu talento / Ônibus de graça, 0800”.
Para a deputada estadual eleita, Rosangela Zeidan, a criação da Empresa Pública de Transportes representa o atendimento às reais demandas da população. “Estamos provando que é possível oferecer transporte de qualidade e gratuito”, afirmou Zeidan, reforçando que uma das suas bandeiras na Alerj será melhorar o transporte público no estado.

“O transporte de massa é muito ruim. Lutarei para criar linhas de ônibus interligando Maricá com Nova Friburgo, Cabo Frio e São Gonçalo”, acrescentou.

Às 11h10, o pedreiro Elcio Pereira, morador do Silvado, embarcou em um ônibus da linha Recanto-Ponta Negra (via Cordeirinho), no terminal rodoviário do Centro. Sentado na primeira cadeira, elogiou o serviço. “O transporte público na cidade já melhorou. É gratuito e os ônibus são novos, limpos, confortáveis e tem ar condicionado. Vou deixar o carro em casa e trabalhar de ônibus”, afirmou o pedreiro.
 “Há tempos esperávamos por isso. Três vezes por semana, faço fisioterapia no Centro da cidade e, muitas vezes, ficava horas na fila esperando o ônibus”, explicou Valdete, que é portadora de necessidade especial, por causa de um AVC (acidente vascular cerebral) sofrido há alguns anos.
Ônibus circulam 24 horas
Com a implantação da EPT, Maricá, segundo a Prefeitura, é a terceira cidade no estado (as outras são Porto Real e Silva Jardim) e a primeira com mais de 100 mil habitantes a oferecer a tarifa zero. As quatro primeiras linhas saem do Recanto para Ponta Negra e vice-versa (via Manoel Ribeiro e Cordeirinho) e funcionam 24 horas, inclusive nos finais de semana. As linhas municipais passarão pelos terminais rodoviários do Centro e de Itaipuaçu e atenderão também as principais escolas e unidades de saúde do município, inclusive nos bairros que até então não eram atendidos pelas empresas, como o Retiro.

Estrutura dos veículos
Equipados com ar condicionado, sensores de portas (somente trafegam com as portas fechadas) e elevadores para deficientes físicos – circulam com intervalos de 20 minutos, das 5h às 22h. No período de menor movimento (22h às 5h), os ônibus funcionam com intervalos de uma hora. Os pontos de partida são na Rua Barão de Macaúba, em frente à Escola Municipal João Monteiro, no Recanto, e na Praça de Ponta Negra (Rua São Pedro Apóstolo). Outros três ônibus funcionam como reserva e quatro encontram-se ainda em linha de montagem no fabricante. Um reboque também foi adquirido e está disponível para utilização. O investimento do município até o momento foi de R$ 4,8 milhões.

O controle de passageiros nos veículos será feito por catracas instaladas na parte dianteira (os passageiros entrarão pela porta dianteira e sairão pela porta traseira). Todos os veículos possuem portas centrais com elevadores, exclusivos para embarque e desembarque de cadeirantes. A capacidade máxima dos coletivos é de 43 passageiros sentados e 43 em pé.
A equipe da EPT conta com 30 motoristas e quatro despachantes, além de manobreiro (2), inspetor de tráfego (2), consultor de operações (2), consultor de manutenção (2), auxiliar de controle de frota (1), almoxarife (1) e abastecedor (1). Ao todo, 45 pessoas compõem o quadro de funcionários da autarquia municipal.
Confira o itinerário dos ônibus:
Linha 1– RECANTO X PONTA NEGRA (via Manoel Ribeiro)
- Rua Barão de Macaúba (ponto de partida em frente à Escola Municipal João Monteiro) – RJ-102 (Rua Engenho Domingos Barbosa) - Avenida do Canal – Rua João Goulart – Rua Antônio Modesto de Sá – Praça do Barroco - Avenida Zumbi dos Palmares – Rua Van Lerbergue (antiga Rua 34) – Rua Professor Cardoso de Menezes (Terminal Rodoviário de Itaipuaçu) – Estrada Carlos Mariguela – Estrada de Itaipuaçu – Travessa Campos – RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) – Avenida Roberto Silveira – Rodoviária do Povo de Maricá – Avenida Roberto Silveira – RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) – RJ-118 (Estrada de Ponta Negra) – Rua São Pedro Apostolo – Praça de Ponta Negra;
Linha 2 – RECANTO X PONTA NEGRA (via Cordeirinho)
- Rua Barão de Macaúba (ponto de partida em frente à Escola Municipal João Monteiro) – RJ-102 (Rua Engenho Domingos Barbosa) – Avenida do Canal – Rua João Goulart – Rua Antônio Modesto de Sá – Praça do Barroco – Avenida Zumbi dos Palmares – Rua Van Lerbergue (antiga Rua 34) – Rua Professor Cardoso de Menezes (Terminal Rodoviário de Itaipuaçu) – Estrada Carlos Marighella – Estrada de Itaipuaçu – Travessa Campos – RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) - Avenida Roberto Silveira – Rodoviária do Povo de Maricá – Avenida Roberto Silveira – Rua Abreu Sodré – Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa – Rua Abreu Rangel – Rua Domício da Gama – Rua Alferes Gomes – Avenida Nossa Senhora do Amparo – Avenida Ivan Mundin – Rua João Saldanha – Rua 12 – Avenida Central – Avenida Maysa – RJ-102 (Avenida Beira Mar) – Rua São Pedro Apostolo – Praça de Ponta Negra;
- Linha 3 – PONTA NEGRA x RECANTO (Via Cordeirinho)
- Praça de Ponta Negra – Rua São Pedro Apostolo – RJ-102 (Avenida Beira Mar) – Rua 114 – Avenida Beira da Lagoa – Rua 43 – Avenida Maysa – Rua 13 – Rua João Saldanha – Avenida Ivan Mundin – Rua Azamor José da Silva – Rua Padre Arlindo Vieira – Rua Clímaco Pereira – Rua Domício da Gama – Rua Senador Macedo Soares – Praça Conselheiro Macedo Soares – Avenida Roberto Silveira – Rodoviária do Povo de Maricá – Avenida Roberto Silveira – Rua Abreu Sodré – Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa – RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) – Retorno (KM 29) – RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) – Retorno no Spar – RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) – Travessa Campos – Estrada de Itaipuaçu – Avenida Carlos Marighella – Rua Professor Cardoso de Menezes (Terminal Rodoviário de Itaipuaçu) – Rua Van Lerbergue (antiga Rua 34) – Avenida Zumbi dos Palmares – Praça do Barroco – Rua Antônio Modesto de Sá – Rua João Goulart – Avenida do Canal – RJ-102 (Rua Eng. Domingos Barbosa) – Rua Barão de Macaúba (ponto final em frente à Escola Municipal João Monteiro);
Linha 4 – PONTA NEGRA x RECANTO (Via Manoel Ribeiro)
- Praça de Ponta Negra – Rua São Pedro Apostolo – RJ-118 (Estrada de Ponta Negra) – RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) – Retorno no KM 28 – RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) – Avenida Roberto Silveira – Rodoviária do Povo de Maricá – Avenida Roberto Silveira – Rua Abreu Sodré – Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa – RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) – Retorno (KM 29) – RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) – Retorno no Spar – RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) – Travessa Campos – Estrada de Itaipuaçu – Avenida Carlos Marighella – Rua Professor Cardoso de Menezes (Terminal Rodoviário de Itaipuaçu) – Rua Van Lerbergue (antiga Rua 34) – Avenida Zumbi dos Palmares – Praça do Barroco – Rua Antônio Modesto de Sá – Rua João Goulart – Avenida do Canal – RJ-102 (Rua Eng. Domingos Barbosa) – Rua Barão de Macaúba (ponto final em frente à Escola Municipal João Monteiro).
Fonte: http://g1.globo.com/

Prefeitura de Feira de Santana antecipa pagamentos para contorna crise no setor de transporte público

Prefeito José Ronaldo de Carvalho enfrenta mais uma crise no setor de transporte, resultado da má gestão com a qual próprio prefeito atuou nos governos passados.
Prefeito José Ronaldo de Carvalho enfrenta mais uma crise no setor
 de transporte, resultado da má gestão com a qual próprio
prefeito atuou nos governos passados
Prefeito José Ronaldo de Carvalho enfrenta mais uma crise no setor de transporte, resultado da má gestão com a qual próprio prefeito atuou nos governos passadosA Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) emitiu nota pública, hoje (23/12/2014), sobre protestos envolvendo profissionais do setor de transporte público do município. Em nota, a administração do prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM) diz lamentar a falta de pagamento de salários e do 13º, e informa que foi antecipado, em novembro, R$ 1.8 milhão paras as empresas concessionárias do transporte coletivo, Viação Princesinha do Sertão Ltda. e Viação 18 de Setembro Ltda., representadas pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Feira de Santana (SINCOL).
Com a finalidade de mitigar a crise, a administração municipal repete a fórmula, e antecipa compra de vales-transportes de fevereiro de 2015, repassando novos recursos para as empresas concessionárias, com objetivo produzir caixa suficiente para que elas possam quitar a segunda parcela do 13º salário.
Confira o teor da nota
Nota Pública
O Governo Municipal lamenta, profundamente, que os trabalhadores (motoristas, cobradores e demais funcionários) do transporte urbano de Feira de Santana estejam enfrentando dificuldades para receber direitos consagrados, como o 13º salário, junto as empresas de ônibus.
A Administração Municipal tem feito, ao longo dos últimos meses, todos os esforços no sentido de que as empresas tenham tranquilidade para operar, possam melhorar a qualidade do serviço e também possam honrar seus compromissos com os trabalhadores.
Em 17 de novembro de 2014, um documento do Sincol, entidade representativa das empresas de ônibus, solicitava da administração, através da Secretaria da Fazenda, antecipação de aquisição de vale-transporte para o servidor, com a alegação de que necessitava de recursos para pagar despesas como o 13º salário do pessoal.
O solicitado foi cumprido. O Município, com sacrifícios, mas disposto a contribuir para evitar uma crise no setor, comprou os vales-transporte de novembro e antecipou a aquisição do benefício do servidor referente aos meses de dezembro e janeiro, desembolsando de uma só vez a quantia de R$ 1.800.000,00 (um milhão e 800 mil reais).
No documento, o Sincol afirma, categoricamente, que “compromete-se a não mais importunar esta Secretaria da Fazenda no período compreendido entre novembro de 2014 e janeiro de 2015 no que diz respeito a saúde financeira das empresas”.
Entretanto, o compromisso não está sendo honrado. Eis que, este mês de dezembro, desde o seu início, surgem ameaças de paralisação por parte dos rodoviários. E o Sindicato das Empresas voltou a fazer gestões junto ao Governo por uma nova antecipação de compra de vale-transporte sobe a mesma alegação anterior.
O Município, ainda assim, e sempre objetivando impedir prejuízo econômico aos trabalhadores, decidiu atender mais uma vez ao pleito das empresas, disponibilizando a compra do vale-transporte do mês de fevereiro, para que estas possam honrar com a segunda parcela do 13º salário. Porém, o que se observa agora, é que não é essa a demanda que o Sincol deseja realmente resolver.
Atendendo aos anseios da população usuária do transporte urbano, insatisfeita com a prestação do serviço há vários anos, o Governo Municipal reafirma a decisão de realizar o mais breve possível processo licitatório para o setor em Feira de Santana.
Solidário aos rodoviários, o Governo incluiu no edital de licitação, como um dos critérios principais de pontuação, o aproveitamento do maior número possível dos atuais trabalhadores por parte das empresas vencedoras do processo.
O Governo respeita o legitimo direito de greve previsto na Constituição Federal, na esperança de que os  profissionais cheguem o mais rápido possível a um entendimento com a classe patronal. Não obstante, apela a categoria que realize manifestação pacífica e ordeira. A administração não pode concordar com o bloqueio de ruas e avenidas, impedindo o direito de ir e vir do cidadão.
Feira de Santana, 23 de dezembro de 2014
Prefeitura Municipal de Feira de Santana
Fonte:http://www.jornalgrandebahia.com.br/

Bahia tem a quinta melhor média do Enem no Brasil; Feira de Santana lidera na Bahia

A Bahia jogou bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. De acordo com levantamento realizado pelo CORREIO com dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), o estado ocupa a quinta posição do ranking nacional, com média de 527,9 pontos nas quatro provas objetivas — Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática. 
A Bahia, que teve 557 escolas com notas divulgadas,  ficou atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais (veja ao lado). A média nacional foi de 522,17 pontos. As notas foram calculadas pela média de notas de todas as escolas dos estados,  particulares e públicas. Ao todo, foram 14.715 escolas em todo o país.
Desmembrando a nota da Bahia entre particulares e estaduais, a vantagem das instituições privadas é gritante:  564,35 pontos contra 476,02 de média. As escolas particulares ou estaduais representam 97% das instituições do país — os outros 3% são de escolas municipais e federais. 
Melhores da Bahia
Individualmente, a escola da Bahia com melhor desempenho foi o Colégio Helyos, de Feira de Santana, com média de 731,39 pontos, quase 50 pontos a mais do que o vice, o Anchieta, de Salvador (confira a tabela dos dez melhores ao lado). A escola de Feira ficou na 22ª posição no ranking individual nacional, enquanto o Anchieta foi o 139º. O melhor desempenho do país ficou com o Colégio Objetivo, de São Paulo, que obteve média de 778,51 pontos. 
O Inep começou a divulgar os resultados para as escolas desde o dia 1º de dezembro. Uma das responsáveis pela coordenação geral do Ensino Médio no colégio Helyos, em Feira de Santana, cuja nota está no topo das 10 melhores da Bahia, afirma que a boa colocação vem sendo mantida desde que o primeiro ranking foi divulgado. 
“O que nós tentamos fazer é um trabalho cotidiano. Não existe fórmula do sucesso. Temos uma equipe de professores, coordenadores e demais profissionais engajada. Somos uma escola pequena”, explica Patrícia Moldes. O Helyos teve 47 alunos realizando Enem em 2013. Para efeitos de comparação, o vice, Anchieta, teve 367 candidatos no exame. 
Ainda segundo Patrícia, a escola passou a se concentrar no Enem desde que a Universidade Federal da Bahia (Ufba) adotou a prova como porta de entrada para alunos em busca de uma vaga no ensino superior.   
No interior, também em Feira, o Colégio Acesso obteve média 677,42 e em Santo Antonio de Jesus, a Escola Nobre conquistou nota geral 660,53 e ficou na 10ª posição no estado.  
Em Salvador, em ordem de destaque, outros cinco colégios particulares estão entre os 10 melhores: Oficina (680,88), Integral (675,98), Gregor Mendel (675,98), Marista de Patamares (672,80) e o Anglo Brasileiro (672). 
Apenas uma escola pública está entre as dez que tiveram destaque no Enem de 2013. O Colégio Militar obteve média 666,59 e ficou em 9º lugar entre os 10 melhores do estado. A assessoria da Polícia Militar não localizou nenhum gestor para comentar sobre o assunto.
A Secretaria de Educação do Estado (SEC) informou que ainda está analisando os números divulgados e que não poderia se posicionar sobre o rendimento das escolas estaduais até se inteirar sobre os números. 
Colégio Helyos, em Feira de Santana, mais uma vez campeão do Enem na Bahia (Foto: Divulgação)
Redação
Considerando a média da prova de Redação, a Bahia ficou em quarto lugar nacional. com 554,08 pontos, somando-se a rede pública e privada. Também neste quesito, o Colégio Helyos, de Feira de Santana, obteve o melhor desempenho do estado, com nota 811,06 (11º no ranking nacional).

A melhor escola do país foi a Coleguium, de Belo Horizonte, com média de 869 pontos. Na prova de Redação, a curiosidade fica pelo destaque das escolas do interior. Das 10 primeiras colocadas, seis são de fora da capital.
Além do Helyos, se destacaram o Centro de Ensino Médio, de Teixeira de Freitas (2º colocado, com 745,71 pontos); o Nanci Lima de Freitas, de Irará (5º, 734,29), Lavoisier, de Cruz das Almas (6º, 731,00), Acesso, de Feira de Santana (8º, 726,11) e Nobre, de Santo Antônio de Jesus (9º, 721,25). As escolas de Salvador com destaque nessa lista foram o Integral (3º), Oficina (4º), Gregor Mendel (7º) e Anglo Brasileiro (10º). A média nacional da Redação foi de 536,85 pontos.
Fonte:http://www.correio24horas.com.br/

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Justiça cancela concurso da Câmara e taxa de inscrição será devolvida

Andrea Trindade
Mais de três mil candidatos inscritos no Concurso da Câmara de Vereadores de Feira de Santana receberão de volta o valor pago pela inscrição do certame. A forma da devolução do dinheiro será discutida ainda nesta segunda-feira (22) e posteriormente divulgada nos veículos de comunicação da cidade.

O presidente da Câmara, Justiniano França, afirmou em entrevista ao vivo no programa Acorda Cidade que a Justiça decidiu cancelar o concurso público e determinou a abertura de uma nova licitação para contratação de outra empresa. Segundo Justiniano, não houve improbidade administrativa e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) pode ser convidada para organizar o concurso.

Ele explica que por ser uma instituição pública, não é necessário realizar licitação. Após a escolha da organizadora, será aberto novo período de inscrição.

Antes do cancelamento, o concurso foi suspenso. No dia 11 de março deste ano, o presidente da Câmara Municipal, Justiniano França, assinou a portaria para suspensão temporária do concurso público da Casa, atendendo à decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública, que julgou a ação civil do Ministério Público da Bahia contra o concurso. O MP alega que há irregularidades no processo de licitação, que selecionou o Instituto Ideal, uma vez que a modalidade do certame não contemplou o critério “técnica”. A Câmara recorreu, mas a Justiça decidiu pelo cancelamento.

Após a escolha da organizadora, será aberto novo período de inscrição: 22/12/2014 09h00

Fonte: http://www.acordacidade.com.br/


sábado, 20 de dezembro de 2014

Ministério da Saúde atrasa repasse de verbas: Feira está sem receber R$ 9 milhões

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade (Arquivo)
 Secretária de Saúde, Denise Mascarenhas
Feira de Santana está sem receber R$ 9 milhões de verbas da saúde, que deveria ter sido depositado até o dia 10 deste mês, segundo informou a secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas.

“O recurso era para entrar até no máximo dia 10. Informaram que ia entrar no dia 16 e até o momento não entrou. A conta está zerada. Eles vão enviar apenas 70% do teto da média e alta complexidade, que comporta Caps, os exames laboratoriais, prestadores, entre outras coisas. Agora vamos aguardar até segunda para o depósito dos 70% e até o dia 5 de janeiro os demais valores”, informou.

De acordo com Denise, o atraso do repasse ainda não prejudicou o atendimento nas unidades de saúde de Feira de Santana, já que o prefeito José Ronaldo de Carvalho honrou os compromissos e pagou os funcionários, mas ela afirma que o repasse do Ministério da Saúde é importante para ‘desafogar’.

“Estamos preocupados sim, assim como todos os gestores dos municípios baianos, muitos, inclusive, já demitiram funcionários e fecharam unidades. Mas os serviços ainda não foram afetados com esse atraso, pois o nosso gestor municipal tem honrado. Porém, com certeza se isso perdurar vai complicar a situação”, afirmou a secretária.

Denise Mascarenhas informou ainda que, os secretários de saúde de diversos municípios da Bahia, se reuniram na última quarta-feira (17) com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Consems) para discutir a situação e buscar informações junto ao Ministério da Saúde, que divulgou uma nota por meio do Fundo Nacional de Saúde na quinta-feira (18).

Confira a nota
“O Ministério da Saúde por meio do Fundo Nacional de Saúde iniciou na tarde de hoje, 18/12, a emissão de ordens bancárias para pagamento de 70% da parcela 12 do Teto Financeiro da Média e Alta Complexidade a Estados, DF e Municípios conforme anunciado anteriormente. Agradecemos a compreensão dos gestores pelo atraso involuntário do repasse desta parcela e reafirmamos que o repasse dos 30% restantes da parcela 12 será efetuado a partir do dia 05/01/2015. Informamos ainda que estão assegurados os pagamentos no mês de dezembro referentes a 100% do custeio do SAMU e as bolsas de residência médica.” 

Fonte: Acorda Cidade

Rodoviários antecipam greve e ônibus param de circular neste sábado

Os ônibus estavam circulando normalmente, mas a partir das 8 horas todos os veículos que chegam ao Terminal Central tiveram a orientação de não voltar a circular.

Daniela Cardoso
Motoristas e cobradores do transporte coletivo urbano de Feira de Santana, que estavam com greve prevista para ser iniciada na próxima terça-feira (23), iniciaram o movimento de paralisação na manhã deste sábado (20).
Os ônibus estavam circulando normalmente, mas a partir das 8 horas todos os veículos que chegaram ao Terminal Central tiveram a orientação de não voltar a circular. Muitos passageiros já se encontravam no transbordo e a polícia militar esteve no local para evitar tumulto. Os passageiros foram retirados de dentro do terminal.
Segundo Liomar Ferreira, que é presidente do Sindicato dos Taxistas de Feira de Santana, como medida emergencial a prefeitura permitiu que os taxistas façam lotação de passageiros, o que até então era proibido. 
O motorista Valdinei Pereira, em contato com o Acorda Cidade, confirmou a paralisação. Ele afirmou que com o anúncio do início da greve para o dia 23, devido a falta de pagamento do 13º salário, os funcionários não tiveram como continuar prestando os serviços. “A gente pede a compreensão da população, pois é uma causa justa”, pediu.
Uma audiência foi realizada na tarde de ontem (19) no Ministério Público do Trabalho (MPF) para tentar um acordo entre os funcionários e as empresas, o que não aconteceu e houve a definição da greve.
A categoria alega que não houve cumprimento das obrigações trabalhistas pelas empresas que operam o sistema de transporte público Viação 18 de Setembro e Princesinha. Além disso, as empresas declararam que não efetuarão o pagamento da segunda parcela do 13° salário, bem como o adiantamento salarial previsto para este sábado (20).
As informações e fotos são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Fonte: Acorda Cidade