sábado, 30 de agosto de 2014

População jovem de Feira de Santana prefere Jhonatas Monteiro

As crianças sabem o que está precisando nas escolas públicas e ver um professor andar pelas ruas para se comunicar com o povo, é porque quer mudança na educação. E a comunicação entre Jhonatas e os jovens passa uma sensação de confiança em sonhar ver o ensino público ter qualidade. Porque esse é o sonho de toda criança, toda mãe e de todo pai. Eu tô com o Rasta - Jhonatas 50 e Sidinea Pedreira.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Quebra na produção agrícola feirense deve chegar a 80%

Safras de feijão, milho e mandioca, as três principais culturas do município, deste ano deverão oscilar entre 14.229 toneladas e 21.344 toneladas.

A quebra na produção agrícola de Feira de Santana deste ano, devido ao longo período da seca, oscila entre 70% e 80% em relação ano passado, que já tinha caído 13% em relação a 2010.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, as safras de feijão, milho e mandioca, as três principais culturas do município, deste ano deverão oscilar entre 14.229 toneladas e 21.344 toneladas.
São números bem abaixo da safra do ano passado. De acordo com o IBGE, o município colheu 71.146 toneladas contra 80.328 de um ano antes. Grandes prejuízos para o campo e para a cidade. Safra em queda, preços em alta.
No campo os agricultores não colherão uma safra que lhes garanta renda e comida nas suas mesas. Na cidade os efeitos já podem ser sentidos nas contas domésticas, com o excessivo aumento nos preços destes alimentos.
O agrônomo da Seagri, Joedilson Freitas, disse que em alguns distritos, com Bonfim de Feira e Jaguara, a perda foi total. “Neste ano não tivemos uma quantidade de chuvas suficientes para garantir a safra”.
Estes dois distritos, mais Tiquaruçu, Governador João Durval Carneiro e Matinha, por estarem mais próximos do semiárido, sofreram mais com a falta de chuvas ou a sua pouca quantidade.
Nem Humildes, localizado no recôncavo, área onde os índices pluviométricos são diferenciados em relação aos demais, escapou. De acordo com o agrônomo, as perdas naquela região foram acentuadas.
Para ele, os problemas na safra da mandioca serão sentidos no próximo ano. “Quem está colhendo plantou no ano passado”. Como não neste ano as chuvas foram poucas, a área plantada com o tubérculo caiu. Resultado: farinha ainda mais cara em 2013.
Mesmo com a seca, a Prefeitura comprou e distribuiu 80 toneladas de feijão e 25 de milho para 3.130 pequenos agricultores, por meio de 25 associações. Como não houve plantio, o governo crê que as sementes poderão ser usadas no próximo ano, caso as condições do solo permitam.
Joedilson Freitas desaconselha o consumo das sementes, porque receberam tratamento à base de defensivos agrícolas.
BATISTA CRUZ
postado 07-12-2012 15:45

domingo, 17 de agosto de 2014

O fim das tragédias políticas no Brasil

Junta (PSB/REDE)
Vamos parar para refletir esse momento da política brasileira: Toda vez que renasce das cinzas um político com ideais de mudança em Brasília, uma tragédia acontece. Foi assim com TANCREDO NEVES, ULYSSES GUIMARÃES e agora com EDUARDO CAMPOS.

Os petistas prometeram redistribuir a riqueza brasileira com o povo pobre, mas mergulhou no mar da corrupção no PALÁCIO DO PLANALTO e a mesmice continuou.

Será uma mulher de pulso firme que vai contornar o sofrimento do povo mais pobre do Brasil? Será a Maria da Silva que de uma forma sutil não fez aliança na eleição em 2010 e em 2014 ergueu os braços com EDUARDO CAMPOS na cidade do Recife para por um fim na caixa preta em Brasília. Agora a disputa dos votos para Presidência da República do Brasil, praticamente já está meio-a-meio com Maria Silva assumindo a campanha eleitoral perante os demais candidatos eletivos.

Marina tem menos de 2 meses para conquistar os 51% do eleitorado, capturando os 19 milhões de votos obtidos em 2010 e abraçar as causas dos brasileiros que sonham com um governo sem corrupção e a pátria restabelecida.

sábado, 16 de agosto de 2014

PV de Marina Silva sem rumo e sem resposta para o povo

Por que Marina não apoiou nem Serra e nem Dilma?

Marina com 19 milhões de votos nas mãos

Sem entender as desavenças partidárias entre a  senadora Marina Silva, Partido Verde e os adversários a presidência da república Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) o povo brasileiro ficou sem resposta.

Na verdade os eleitores e simpatizantes do PV (Partido Verde) foram os maiores prejudicados. Haja vista, a falta de solidariedade da candidata que teve quase 20 milhões de votos válidos nas mãos, na divisão entre os três presidencialistas mais votados no primeiro turno de 1º de outubro/2010.

Faltou na ex-ministra o senso de compartilhamento da democracia. Afinal, democracia sefaz com bom senso. A "independência" declarada pela senadora e ex-ministra do meioambiente do governo Lula não convenceu a nação brasileira sobre sua postura num momento tão crucial da democracia brasileira, com duas mulheres querendo a cadeira presidencial no Palácio do Planalto.

No momento em que duas candidatas mulheres, Dillma e Marina disputavam a liderança de votos entre os tradicionais candidatos do sexo masculino não era para a senadora deixar a peteca cair.

Se um candidato a presidência da república não tem condições de efetivar alianças entre as bases políticas do país, o egoísmo consequentemente é prejudicial para a nação.

Marina Silva ficou devendo isso ao povo brasileiro, principalmente aos eleitores que provocaram o segundo turno das eleições. O Partido Verde  (PV) contudo, vai amargar sérios prejuízos daqui por diante.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Prefeita de Cardeal da Silva e primeira mulher a presidir a UPB

Maria Quitéria Mendes, 32 anos é uma mulher determinada e pode assumir força maior na política nos próximos anos em virtude da boa aceitação das correntes políticas que apoiam a sua desenvoltura no papel de gestora da UPB.
Presidenta da (UPB)
A UPB arrecada algo em torno de R$ 400 mil por mês, mas tem um custo de R$ 360 mil. Aponta, Maria Quitéria.
O PSB tem fortes influências na bancada baiana e com esse conceito de surgir a candidatura nordestina a presidência da república com Eduardo Campos que de forma trágica, morre em pleno vigor da disputa eleitoral.
Prefeita pelo segundo mandato na cidade de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, ganha destaque pela facilidade de compartilhar suas ações políticas com o meio político.
A remanescente inclusão na disputa da presidência da república por Maria Silva com a morte de Eduardo Campos, pode ser um passo para Maria Quitéria vir a ingressar em alguma secretaria no governo de Maria Silva.
A campanha de Marina Silva pode agrupar os eleitores insatisfeitos com o governo de Dilma Rousseff, somar os votos de Campos e os 19 milhões de votos obtidos na disputa passada e não ser nada bom para Aécio Neves e Dilma.
Claro que o PSB estava se fortalecendo com o trabalho de Eduardo Campos em seu segundo mandato bem sucedido como governador do Estado de Pernambuco.
Em tese toda mulher militante política que tiver um bom currículo vai passar no crivo de Mariana Silva se for eleita e a participação da mulher nos ministérios da Marina vai dar  uma cara nova na política brasileira.

Parabéns Tanquinho pelos seus 56 anos de emancipação

Cidade de Tanquinho completando 56 anos de emancipação. Uma parte de minha infância foi compartilhada com a feira que ocorre nas manhãs de sábados nesta cidade de gente acolhedora. As grandes amizades do meu pai Catarino Cundes (do mercado da farinha) foram formadas em Tanquinho.

É uma honra ter amigos como Arlindo Mota e sua família. Uma cidade famosa pelo seu doce e pela beleza do morro que afirma a história do lugar. Cidade privilegiada pela BR 324 que liga Salvador a Juazeiro da Bahia, pela BA 411 que liga as cidades de Tanquinho, Candeal e Ichu. Cidade que tem a zona eleitoral 156 protegida pelo Fórum Eleitoral de Feira de Santana para contagem de votos toda vez que ocorrer eleição na cidade.


PARABÉNS Tanquinho por ser uma cidade limpa, organizada e inserida no processo democrático do Estado da Bahia. Agradecer ao atual prefeito Jorge Flamarion Ramos de Souza por continuar fazendo o trabalho de manter essa cidade um patrimônio para seus moradores.


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Governo de Feira confirma que BRT vai retirar árvores da Getúlio

1382014114446Governo Municipal admitiu, pela primeira vez,  que  a implantação do BRT  em Feira de Santana vai afetar a arborização das avenidas Maria Quitéria e Getulio Vargas, com a retirada de algumas árvores nos canteiros centrais.
Mas apressou-se em informar que  “o número de árvores que serão plantadas nos canteiros das avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria será superior à quantidade que deverá ser retirada “.
A informação foi assegurada pelo secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito (foto), na manhã desta quarta-feira, 13, durante reunião do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), realizada no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, da Secretaria de Saúde.
A previsão, segundo ele, é que no início do mês de dezembro seja dada a ordem de serviço para implantação do BRT. A duração das obras deverá ser de 18 meses.
Fonte: http://blogdafeira.com.br/

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Família Pimenta desiste de disputar eleições 2014

Tarcízio-e-Graça-Pimenta-5
A deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) não vai disputar as eleições no dia 5 de outubro. A decisão da parlamentar levou em consideração questões pessoais e particulares.
Graça Pimenta já encaminhou o seu pedido de desistência da candidatura ao Tribunal Regional Eleitoral (TER), assim como também já comunicou oficialmente à direção do partido na Bahia.
“Vou repensar minha vida, meus projetos pessoais e políticos. Precisamos saber a hora de avançar, mas também de reconhecer o momento de parar para refletir”, justifica a deputada estadual.
A deputada estadual Graça Pimenta aproveita para agradecer às lideranças políticas, a exemplo de prefeitos e ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores que lhe externaram apoio, de uma forma geral, além do eleitor por ter confiado no mandato.
Fonte: http://www.caldeiraodopaulao.com.br/

sábado, 9 de agosto de 2014

Professor Jhonatas vai até o povo pela sua candidatura de deputado estadual

O Estado da Bahia e as cidades do interior precisam desse exemplo de Jhonatas Monteiro a ser seguido. Pedir o apoio do eleitor nas ruas usando a sola do sapato para não gastar dinheiro público. Eu tô com o Rasta - Jhonatas 50 e com Sidinea Pedreira

O Brasil de riquezas e esperaças

Joildo Ferreira
Na linguagem da propagando tudo agora vai mudar: EU PROMETO SER SUPER-HERÓI, mas depois tudo passa como dantes. Então eu reflito no que já vi e já vivi. Continuo a crê que ainda temos solução. Nada está perdido e o bom senso pode ser constituído do princípio da verdade e da coerência sobre os fatos. Vamos escolher nossos representantes investigando o passado e o presente da vida deles. Digo que um voto é uma carta na mão. Mas, preciso do mensageiro para que esta carta chegue ao seu destino. Brasil tú és uma nação grandiosa e teu povo clama por melhorias. Não vamos ficar pensando nos milhões desperdiçados agora na campanha eleitoral. Prefiro iniciar o ano de 2015 com a certeza que o povo brasileiro vai andar no caminho certo da prosperidade e da soberania.

Contra fatos não há argumentos e buscaremos uma saída para que nosso povo encontre solução para todos os problemas que aflige suas incertezas. A providência esperada virá a partir das nossas escolhas.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Coluna do LARANGEIRA - on line

Em quem o feirense deve votar:
O eleitorado feirense com 387.768 pessoas aptas a exercer o dever do voto, tem várias opções à deputado federal nas eleições de 5 de outubro, mais precisamente dez candidatos nascidos em Feira de Santana ou que têm ligação direta com a cidade: Colbert Martins (PMDB), Emanuel da Rocha (PEN), Erika Teles (PEN), Fernando Torres (PSD), Humberto Cedraz (PEN), Josafá Ramos (PEN), Irmão Lázaro (PSC), Sargento Joel (PEN), Zé Chico (Democratas), Tinga (PEN). Por outro lado, tem oportunidade de escolha de voto para deputado estadual nas próximas eleições entre 18 nomes de Feira de Santana entre os nascidos aqui ou radicados na região. Ei-los: Alexandre Nascimento (PV), Angelo Almeida (PT), Antonio Raildo Soares (PEN), Carlos Geilson (PTN), Carlos Henrique (PEN), Edmundo Filho (PT), Graça Pimenta (PMDB), Irmão Niel (PEN), Jhonatas Monteiro (Psol), José de Arimateia (PRB), Zé Neto (PT), Luciano Soares (PC do B), Lulinha (PEN), Oscar Marques (PSB), Osmar Torres (PT do B), Paulo Henrique Carneiro (PSL), Rogério Leandro (PEN), Targino Machado (Democratas). Escolham entre estes e nada dos que aparecem nesta época, vindo de outras paragens.
N), Zé Chico (Democratas), Tinga (PEN). Por outro lado, tem oportunidade de escolha de voto para deputado estadual nas próximas eleições entre 18 nomes de Feira de Santana entre os nascidos aqui ou radicados na região. Ei-los: Alexandre Nascimento (PV), Angelo Almeida (PT), Antonio Raildo Soares (PEN), Carlos Geilson (PTN), Carlos Henrique (PEN), Edmundo Filho (PT), Graça Pimenta (PMDB), Irmão Niel (PEN), Jhonatas Monteiro (Psol), José de Arimateia (PRB), Zé Neto (PT), Luciano Soares (PC do B), Lulinha (PEN), Oscar Marques (PSB), Osmar Torres (PT do B), Paulo Henrique Carneiro (PSL), Rogério Leandro (PEN), Targino Machado (Democratas). Escolham entre estes e nada dos que aparecem nesta época, vindo de outras paragens.

domingo, 3 de agosto de 2014

Povo negro de Feira de Santana constrói sua história

Uma história que começou no século XIX com guerreiros que lutavam pela independência da Bahia e da região de Feira de Santana. Maria Quitéria foi um marco dessa guerra que libertava o povo das cenas da escravidão. O distrito Maria Quitéria ganhou este nome em homenagem a ilustre guerreira. O povoado de Matinha concentrou a maior população negra e uma outra concentração se deu no distrito de Bonfim de Feira, lado sul da cidade de Feira de Santana.

Cada um vai construindo sua história na base da sociedade quase liberta, mas porém escrava do capitalismo que sufoca o cidadão a buscar alternativa de continuar lutando pela liberdade:

Guda Moreno ao centro 
Grupo vocalista (Quixabeira da matinha) que surgiu no samba de roda da região vai construindo e levando a alegria e a magia do samba para vários municípios da Bahia através dos shows e apresentações em praças públicas e convites para levar o famoso samba de roda aos diversos eventos em localidades diferentes.

O distrito de Matinha, emancipado na década de 2000 na partilha do distrito Maria Quitéria, Matinha ganhou na família de dona Budu o QUIXABEIRA DA MATINHA que vai se expandindo na raiz do samba de roda.

Jhonatas Monteiro ao centro
Ele menino filho de família simples de Feira de Santana, Johonatas Monteiro, atualmente professor e líder do movimento estudantil da UEFS-Universidade Estadual de Feira de Santana e precursor político pelo PSOL - Partido Socalismo e Liberdade. Líder e comandador de reuniões e encontros comunitários e genuíno em defender os interesses das minorias, professor Jhonatas defende e sonha ver a cidade de Feira de Santana distribuindo sua riqueza produzida com a nação mais pobre e a participação do povo humilde nos direitos sociais e do bem comum.


Valdir
Valdir é um homem simples e filho de uma família negra muito querida no distrito Maria Quitéria. Foi administrador distrital diversas vezes e atuante em todas as comunidades do distrito.

Figura política e sempre atendendo as queixas do povo no distrito Maria Quitéria, atualmente assessor de vereador, sabe conduzir pessoas e reuniões e busca atender a necessidade comunitária. Comandante de associação comunitária, sabe bem a hora de repartir o pão e tem um imenso respeito à carência do povo do campo.
Mas, o que marca estas pessoas não é o poder nem muito menos querer aparição, mas sim, um sentimento de solidariedade em prol da pluralidade humana e da organização social entre as pessoas. Valdir, mais conhecido como (Pinto) vive na zona rural do distrito Maria Quitéria e costuma agraciar que esse distrito é o melhor lugar do mundo para se viver.

O grupo "Quixabeira da Matinha dos Pretos" foi fundado pelo mestre Coleirinho da Bahia - Marcos Gonçalves Souza há mais de 20 anos. Coleirinho, oriundo do município de Coração de Maria, nasceu no distrito de Retiro. Desde mocinho que acompanhava sua família nos batuques da região. Migrou para o município de Feira de Santana, na década de 60. No povoado de Matinha construiu sua família, todos integrantes do grupo. Com o seu falecimento em 12/2005 o grupo sofreu uma perda irreparável. Atualmente o filho, Guda Moreno e a viúva, Chica do pandeiro, lideram o grupo.

PSOL

Embora ainda faltem 21 meses para a eleição de 2012, Feira de Santana já tem o primeiro potencial candidato a prefeito: trata-se do professor Jhonatas Monteiro (foto), do PSOL, partido de esquerda que tem como sua filiada mais célebre a ex senadora Heloísa Helena, uma ex-petista que saiu do partido nada satisfeita com o presidente Lula. Jhonatas atuou desde 2005 na equipe de iniciação científica do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Economia eAdministração Pública (NIEAP), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente, além de professor de História no Ensino Médio da rede estadual baiana, atua na área de metodologia em instituições de ensinosuperior. Politicamente, militou no movimentoestudantil da Uefs como presidente do DA de História e Membro do DCE. Se algum outro partido de esquerda pretendia o apoio da legenda em Feira de Santana, pode tirar o cavalo da chuva.
(Com informações do Aqui Bahia)
Ouça o inflamado Discurso do candidato, na integra

Maria Quitéria - Heroína da Independência do Brasil (1792-1853)

.
.
A história de Maria Quitéria de Jesus apresenta divergências desde o seu início.
Nascida no dia 27 de Julho de 1792, no sítio Licurizeiro em São José das Itaporocas (Cachoeira), na Bahia. As discordâncias por parte dos historiadores começam em relação a sua filiação.
O mais provável é que tenha sido a primeira filha dos brasileiros Gonçalo Alves de Almeida e Quitéria Maria de Jesus, que morreu quando a filha tinha apenas nove anos.
.
A criança assumiu o comando da casa e a criação dos dois irmãos mais novos.
Preocupado com os filhos, Gonçalo casa-se pela segunda vez, mas sua esposa morre pouco tempo depois. A família se muda e o pai se casa pela terceira vez. Tem outros três filhos com a nova esposa, que nunca aprovou os modos independentes de Maria Quitéria.