quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Feira de Cultura em Ovo da Ema distrito Maria Quitéria

IX Feira de Cultura da Ccomunidade

Os moradores do povoado de Ovo da Ema no distrito Maria Quitéria comemora pela nona edição a Feira de Cultura do povoado. A organização da festa vem se preparando para levar a pública o único acontecimento festivo que acontece na comunidade anualmente.
Comunidade unida

Resgte da cultura no pé das meninas

Para os organizadores falta ajuda do poder público para a permanência da festa. A visitação que ocorre nos dois dias da festa leva um público significativo ao local.

Carência de policiamento não tem atrapalhado o evento, mas a aglomeração de pessoas requer maior segurança para as pessoas, afirma os organizadores. Uma reunião com o prefeito de Feira de Santana está para acontecer no sentido de pedir ao gestor uma atenção especial à comunidade.

Este ano a festa acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro de 2011 e a expectativa de público é grande, garante a direção da festa.

APOIO: Joildo Ferreira

O que há na Praça?

 Lugar de entulho e lixo é no lixo

No bairro da Cidade Nova esta praça que fica na Av. ACM parece que ficou esquecida. Os moradores nem reclamam. Dá para imaginar uma praça cheia de crianças numa tarde de domingo fazendo peripécia.

Numa situação inaceitável é que a pracinha se encontra. Na verdade falta vontade do poder público para resolver a questão de aparência das praças. Não se trata de condenar ninguém porque não faz. O que vamos fazer é tornar o serviço de manutenção das praças mais eficaz.

 
Imagens: domingo 21/08/2011

É para ajudar a melhorar as condições de circulação das vias públicas que vamos lutar na campanha para eleição da Câmara Municipal de Feira de Santana. A gestão pública municipal de uma cidade não é atributo só do prefeito. A Casa da Cidadania é a extensão da prefeitura.

Vamos convencer o nosso povo a acreditar nas mudanças para avançar em políticas sociais mais objetivas e mais participativa para resolver a questão da beleza das praças e da cidade.

Feira de Santana é uma cidade estratégica no interior do Estado da Bahia. Tem a segunda maior população  do Estado e não pode abrir mão de uma política mais agressiva para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Vamos lutar juntos para vencer nas urnas.

Contamos com a população do bairro da Cidade Nova para que possamos trazer as melhorias necessárias que o bairro precisa, confirma Joildo.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Melhorar para servir a comunidade e cultivar a terra


Cultivamos flores por amor a terra
"Palma de Santa Rita"
Uma exuberante vontade de produzir riqueza em sua propriedade.
Minha vontade é produzir flores junto com a comunidade e transformar em fonte de renda familiar.

Sua presença em minha casa é um motivo de alegria Joildo, acredito que não vai faltar oportunidade para agente conquistar um espaço digno em nossa labuta, sonha Rita Paiva.



Rita Paiva ao lado do primo Joildo Ferreira
"Flores de várias espécies juntas"
 

Em torno da casa não falta o colorida das flores e harmonia de viver nua casa simples da zona rural.

Meu sonho é fundar meu próprio horto ou criar uma associação. As plantas me entendem e falo com elas.




Minha roça é mina alegria
"banana, milho, quiabo e tomate JUNTOS"
 
Ao lado da casa de Rita, abundância e terra fértil. Ela mesmo se surpreende do poder da terra. Suas mãos são como um fertilizante para o verde da plantação.
É um desafio enfrentar a época de seca, mas quando chove a alegria é renovada.
Precisamos do apoio de um representante da comunidade para fomentar o sonho de produzir mais para vender mais.




Aqui na Lagoa da Formiga os produtores rurais sofrem para vender o que produz. Não temos uma associação e nem o apoio de um agente político que nos ajude a enfrentar as dificuldades.
Precisamos de apoio de infra-estrutura para o que produzimos: comprador, transportes e agrônomo que ajude no aproveitamento do solo. Produzir sem uma base de apoio e ver parte da produção perder. É muito triste e desestimulante.

Minha plantação de "Palma de Santa Rita" pode ser estendida para toda nossa comunidade e outras comunidades. Meu conhecimento sobre esta planta e outras pode gerar renda para muitas famílias.

A Palma de Santa Rita produz uma flor linda e pode ser comercializada para ornamentações requintadas e luxuosas. A floração ocorre num período do ciclo de produção da espécie, mas a beleza e a qualidade é garantida.

Você não vai ficar sozinha Rita, ressaltou Joildo Ferreira. Nossa meta é chegar nas comunidades e ajudar de alguma forma no processo produtivo. A família produzindo em sua propriedade vai gerar riqueza para a comunidade e sustentabilidade familiar e nós vamos enfrentar juntos todos os problemas a partir de 2012.

São muitas comunidades dentro dos oito distritos de Feira de Santana, mas quando as experiências falam mais forte, a vontade de lutar juntos aumenta, comenta Joildo Ferreira.
"Se cada comunidade se unir para produzir, nós levaremos os projetos para Câmara e Prefeitura de Feira de Santana no sentido de aproximar o produtor a buscar os recursos necessários para viabilização da atividade, cita Joildo Ferreira"


       

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Beleza da diversidade nas mãos do povo humilde

Chova ou faça sol eu tou aqui!

Essa afirmação partiu de um feirante que atua no Centro de Abastecimento de Feira de Santana. Seu José disse que começou muito novo a trabalhar na praça quando a feira era no Centro da cidade. Já vi muita coisa aqui, mas tenho resistido ao tempo.

FOTOS DO COLORIDO DOS PRODUTOS

Fartura abundante

Ganho pouco. Apenas o sustento da família, mas trabalho com dignidade. Aqui na feira a maior alegria é a fartura que temos. Não falta nada. Tudo tem aqui no gênero frutas e verduras. É só aparecer comprador que chaga mais mercadorias.


Vamos valorizar o trabalho do feirante. Treinamento como palestras e seminários poderão ser ministrados como forma de desenvolver melhorias para quem leva a vida como feirante. Esse é um compromisso que podemos assumir como forma de recilclar e dar boas condicções de trabalho aos feirantes, diz Joildo.

Mercados populares de Feira de Santana


Muita fartura nas feiras livres e muitos problemas em volta

Basta passar em uma das feiras nos mercados de abastecimento de Feira de Santana para encontrar muita fartura e muitos problemas em volta. Na feira da Estação Nova, um galpão de dar orgulho, frutas ao chão, tablados em estado de abandono e lixo nos fundos da feira.

ESTAÇÃO NOVA

Orgulho por dentro


Preocupação por fora


No Centro de Abastecimento a situação se converte em falta de apoio e organização. Mercadoria no chão, lixo aparente e cavalo comendo lixo se misturam em meio ao corredor do entreposto que mais parece um vai e vem de mercadoria que uma feira.

Mesmo o feirante mais antigo nem parece incomodado com tanta falta de higiene do local. 

CENTRO DE ABASTECIMENTO

Muita fartura


Lixa em volta

O mercado da Cidade Nova demonstra mais arrumação, mas na entrada que dar para a BR 101, no começo da feira existe mercadoria expostas ao chão e por valta das 13h00 de sábado os tablados mostram uma situação de abandono.

CIDADE NOVA

Arrumação e limpeza

"Visita estratégica nos três entrepostos de mercadorias de Feira de Santana no dia 20 de agosto de 2011"

Fiz uma  nos três mercados e é necessário uma política pública de acompanhamento aos feirantes. A simpatia de trabalhar com a venda de suas mercadorias não permite que o feirante tenha tempo para reclamar da situação difícil de trabalhar.

Vamos desenvolver mecanismos sociais que atuem com ajuda e orientação a limpeza e a boa aparência das feiras livres e os mercados que servem de entrepostos em Feira de Santana. A organização das feiras e a limpeza são responsabilidades da prefeitura e o município não pode se furtar dessa obrigação, diz Joildo.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Melhorar o saneamento e o pavimento em vários bairros de Feira de Santana

Falta de pavimento e saneamento nos bairros de Feira

Precisamos melhorar o saneamento e fazer a pavimentação de vários bairros em nossa cidade. Principalmente os mais afastados do centro de Feira de Santana: Viveiros, Gabriela, George Américo, Conceição, Mangabeira e Papagaio são os bairros mais castigados pela falta de infra-estrutura das ruas.

Cada visita que faço nestes locais deparo com situações constrangedoras para o morador. Uma medida que poderia contornar a maior parte dos problemas, como esgoto a céu aberto e enormes buracos na rua, seria a drenagem do local e colocação de manilhas até a execução de melhoramento definitivo.

Sabemos que as empresas de prestação de serviços quando vai executar instalação a exemplo de rede de água, fazem a descompactação do solo e isso possibilita a posterior degradação do local. Se houvesse um trabalho conjunto com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos as ruas não ficariam em estados caóticos.

Vamos ter iniciativas junto a Prefeitura Municipal no sentido de promover a imediata fiscalização na maioria dos nossos bairros para solucionar os casos que vão se arrastando por muito tempo sem que o atendimento ocorra.

Nossa campanha para ajudar a cidade de Feira de Santana a melhorar a qualidade de vidas das pessoas não vai ficar no papel. É um trabalho de todos e principalmente da sociedade feirense que convive e sabe de perto quais os maiores problemas que enfrentamos.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Equívoco com o ex-deputado Colbert Martins Filho

Lisura do ex-deputado Colbert Filho

A justiça brasileira não pode emitir despacho ou mandado de prisão, como seja, para pessoas idôneas para apurar irregularidades que não o cometeu. O ex-deputado federal e atual Secretário Nacional do Turismo, Colbert Martins Filho assumiu o cargo no decurso de 2011 e está sendo confundido por irregularidades cometidas de outros representantes de outrora.

Um secretário que viaja a trabalho para o Amapá e lá é surpreendido com uma prisão sem uma prévia investigação da longa história de vida política do Colbert. O fato merece explicação do juiz que expediu a prisão desse homem respeitado e ético em sua vida pública.

O povo de Feira de Santana conhece o caráter do Dr. Colbert e nós não vamos aceitar que uma investigação baseada em representantes do passado recaia sobre um homem que sempre representou e defendeu os interesses do povo brasileiro.

Acompanho a vida pública de Colber Martins Filho desde as primeiras eleições em que ele ingressou na política, e em Feira de Santana a família Colbert sempre foi respeitada e agraciada pelo apelo do povo quando Colbert Martins pai trabalhava pela sociedade feirense em defender os interesses da cidadania, e particularmente não vejo razões que desabone o nobre colega Dr. Colbert Filho. Estamos do seu lado e logo esse impasse vai ser resolvido.

Não vamos permitir que a lisura política do Secretário Nacional de Turismo compactue com atitudes sabe-se lá quais, venham manchar a imagem de uma pessoa defensora e transparente em sua atividade política nacional. Colbert é um cidadão íntegro na Bahia e no Brasil. Portanto, a arbitrariedade da lei não recai sobre o ex-deputado por ser um homem de caráter, afirma Joildo.

Mandado de prisão é para criminoso e não para cidadão de bem.