terça-feira, 28 de junho de 2011

Festa de São Pedro em Feira de Santana

Os festejos juninos continuam em Feira de Santana até 03/07/2011
DISTRITO BONFIM DE FEIRA

02/07/2011


· 20h00 XOXOTA Ê

· 21h30 CHICO OLIVIERA

· 23h30 CAVALHEIROS DO FORRO

· 01h30 FORROZÃO H D.COM


03/07/2011


· 20:00 BALÃO BEIJO

· 21h30 FORROZEIROS DO NORTE

· 23h30 SWTIAN RENDADO

· 01h30 KIXOTEANDO


DISTRITO HUMILDES

30/06/2011


· 20h00 FORRO SAFADO

· 21h15 JOÃO ALMEIDA

· 23h00 AMADO BATISTA

· 00h45 LUA CHEIA

· 02h30 ARREIO DE OURO

· 03h45 TORRE DA LAPA


01/07/2011


· 20h00 BEIJO ROUBADO

· 21h15 CAPIM MOLHADO

· 23h00 FRANÇA

· 00h45 AVIÕES DO FORRO

· 02h30 MAZINHO VENTURINY


02/07/2011


· 20h00 CHEIRO PERFUMADO

· 21h15 CARLOS PITA

· 23h00 TIMBAUBA

· 00h45 GAVIÕES DO FORRO

· 02h30 MULEKA SEM VERGONHA

· 03h45 KELVEN DO ACORDEON


DISTRITO JAÍBA

01/07/2011


· 20h00 LEO E SEUS TECLADOS

· 21h30 ROQUINHO DO FORRO

· 23h30 PABLO

· 01h30 MULHERES PERDIDAS

02/07/2011


· 20h00 FORROZÃO MÃE JOANA

· 21h30 XAMA MOLEKA

· 23h30 MAPHAIA

· 01h30 SAIA RODADA

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Última noite de festa em São José

Onde tem Calcinha Preta tem forró


Diante da beleza e a sensualidade das bailarinas do grupo Calcinha Preta não faltou palpitações do público para dançar o tradicional forró de Maria Quitéria. Foram cantados vários sucesso da banda que inclui no repertório musical as musicas de maior atração junina.

Antigos sucessos do grupo, como “Do meu jeito”, “Será que vai rolar?”, “Tentei te avisar” e “Falando pra lua”, o grupo foi comandado pelos vocalistas Silvânia Aquino, Bell Oliver, Anajara Gouveia e Ramon Costa levou a multidão a sair do chão.

É assim o verdadeiro sentido da festa. Temos a certeza que o que foi visto na primeira noite da festa não vai se repetir em São José.

A cidade de Feira de Santana no feriadão

As ruas de Feira de Santana ficaram vazias







Num verdadeiro clima de tranquilidade a cidade de Feira de Santana ficou de ruas vazias no período de São João. Uma forte razão para isso foi o longo período da festa junina que começou na região desde a festa de Santana Barbara acerca de 30km de Feira.

Além do comércio fechado a população aproveitou para prolongar o descanso na zona rural onde muitas pessoas tem sítio e saiu para descansar a vontade. Nas fotos acima dá para se ter uma noção de como ficou a cidade, com a maioria das grandes avenidas sem transito.

Festejos de São João em São José

Uma festa tradicional não merece nenhuma violência


Todo brilho da festa em São José

Um verdadeiro absurdo o clima de instabilidade ocorrido na segurança da festa junina de São José. No momento gracioso da festa quando a dupla sertaneja Vitor e Leo assumiu o palco para apresentação do show tudo foi interrompido pelo clima de tiroteio e violência na multidão.

São vários anos de tradição da festa de São João em São José e nunca se viu tanta barbárie naquele lugar pacato e de gente humilde. Nossas autoridades deveriam ter previsto um acervo de segurança maior para garantir a tranquilidade do evento, mas a população reclamou do pouco policiamento e desorganização na festa.

Ao entrar na via principal de acesso a São José pela BR 116 na quarta-feira 22/06 por volta das 18h00 havia até viatura da policia federal comandando o transito pela BR 116 acesso norte a altura da entrada de São José com tonéis de facilitação da entrada.

A Secretaria de Segurança Pública de Feira de Santana e o governo municipal devem avaliar o ocorrido e prestar conta à população do distrito Maria Quitéria no sentido de explicar os episódios de violência acontecidos com ligação à festa de São José e traduzido pela mídia como uma festa violenta envolvendo mortes. O distrito Maria Quitéria é um dos mais populosos entre os oito distritos de Feira de Santana com uma população abrangendo mais de 20 mil habitantes. Perde apenas para o distrito de Humildes que deve passar dos 30 mil habitantes.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Aqui em Maria Quitéria tem forró pra todo mundo

 SÃO JOÃO EM SÃO JOSÉ CONTINUA VIVO
foto1
foto2

foto3
foto4
          foto: 1 e 3 publicada no blogdafeira
ATRAÇÕES CONFIRMADAS para os dias 23 a 25 de junho
· Gilberto Gil
· A dupla sertaneja Victor e Léo
· Calcinha Preta
· Capim Molhado
· Sutiã Rendado
· Kixote é Esse
· Paulo Bindá
· E muitas outras atrações.

PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO EM FEIRA DE SANTANA
Clik abaixo:
http://www.feiradesantana.ba.gov.br/noticia.asp?acao=baixa&arquivo=grade_1006.pdf

A estrada que liga o distrito de Maria Quitéria à rodovia BR-116 Norte está recebendo melhorias visando facilitar o acesso durante o São João de São José.

RECAPEAMENTO DA ESTRADA PARA CHEGAR EM SÃO JOSÉ

Por ocasião da festa de São João

A prefeitura de Feira de Santana mandou tapar os buracos na estrada que liga a vila de São José a BR 116. A atividade de recuperação tem como respaldo os festejos de São João que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de junho deste ano.

A operação de recuperação das estradas que leva aos povoados deve ocorrer com regularidade e nós vamos intensificar as cobranças no sentido de melhorar a circulação das estradas. Depois de São José no sentido zona rural das diversas localidades as estradas estão em péssimas condições.

Não podemos promover os reparos das estradas só para atender os três dias da tradicional festa de São João. Na verdade precisamos dar continuidade no aterramento dos buracos, diz Joildo.

domingo, 19 de junho de 2011

Não vamos confundir o voto cidadão em 2012

Alerta de compromisso com o povo para 2012

Vamos ficar alerta e acompanhar tudo que se passa em nossa Feira de Santana. É importante que estejamos atentos aos acontecimentos da Câmara, da Prefeitura e do comércio em geral. Rádio e jornais ainda são pouco para se ter conhecimento de tudo que acontece.

Entre um acontecimento e outro estão a junção entre os partidos políticos. No mínimo, temos que buscar entender o que está acontecendo com os partidos políticos até as eleições de 2012. A democracia exige que nossos políticos cumpram seus mandatos para respaldar os eleitores pelo exercício da do voto democrático e para tanto as transferências entre partidos não deixa clareza sobre o respeito do voto cidadão.

Vamos aplicar em nossa campanha uma sistemática de informação do nosso partido para que o eleitor possa se orientar das metas do partido para a ocupação do cargo político pelos 4 anos consecutivos após as eleições.

Não vamos aceitar nenhum tipo de suborno de qualquer origem para mudar de posição ou apoiar pressupostos em troca de vantagem que seja ofertada. A missão do nosso trabalho será baseada no princípio da democracia e respeitabilidade da vontade do povo.

Faremos denuncia de qualquer imposição alheia a nossa vontade de servir o povo de Feira de Santana e transmitiremos ao público se desejável for. Em tempo pedimos aos nossos eleitores que começem a monitorar todo e qualquer candidato que entrar na campanha eleitoral de Feira de Santana para as eleições de 2012. Se não conseguir falar pessoalmente, telefone ou dirija carta que possa nos auxiliar a exercer o processo democrático com dignidade, orienta Joildo.

Ação Civil Pública em favor do povo de Feira de Santana

Despacho da PIP notifica a Coelba

Ação Civil Pública impetrada pelo neófito político Joildo Ferreira, em favor dos moradores da zona rural de Feira de Santana, pode resultar em liminar favorável pelo cancelamento das tarifas de iluminação pública e tarifa de seguro que é descontado na conta de energia.

Joildo  diz que vem acompanhando as ações do Ministério Público de Feira Santana para que se faça justiça em nome da população mais pobre. O indício da cobrança na conta de energia inspira irregularidade e o Ministério Público pode intervir e revogar a cobrança.

Não vamos aceitar que pessoas desorientadas paguem por tarifas irregulares. Nós vamos fiscalizar o interesse do cidadão e fazer justiça quando for necessário. Feira de Santana conta com oito distritos em seu entorno e precisa de políticas de cidadania para efetivar o cumprimento dos direitos do povo.

Caso haja alguma justificativa da COELBA para manipular a manutenção das cobranças entraremos com uma petição no Superior Tribunal de Justiça pedindo a reparação das cobranças e o trabalhador da zona rural vai acompanhar o desenvolvimento do processo.

Esperamos que se faça justiça através do Ministério Público sem que tenhamos que buscar a supremacia do Superior Tribunal de Justiça.

Vamos começar a divulgar as ações do documento que foi protocolado na sede do Ministério Público no dia 21 de janeiro de 2011, confirma Joildo Ferreira, autor do protocolo do documento que representa os oito distritos de Feira de Santana, para suspender as cobranças de iluminação pública e seguro nas contas de energia do povo da roça.

CENTRO DE ABASTECIMENTO DE FEIRA DE SANTANA

Um rico centro de distribuição

Feira de Santana tem de tudo. Somos uma cidade rica da roça para o centro de abastecimento e no comercio em geral. Não falta nada do que precisamos por aqui. Os barraqueiros fazem de tudo para ter os produtos em seus tabuleiros na praça.

Em Média venho aqui duas vezes por semana. Gosto de tudo fresquinho e no centro de abastecimento encontro o que preciso, confirma uma moradora do bairro do Jardim Cruzeiro.

Hoje é 19 de junho e parece que já é São João, tem milho para todo lado em Feira de Santana. Deus é generoso com esse lugar. Parece que todo mundo planta para vender em Feira de Santana, confirma dona Zilda moradora do bairro da Cidade Nova. Dona Zilda diz que faz feira no mercado do bairro há mais de cinco anos e se sente satisfeita pela coveniência da feirinha.

Uma das metas de Joildo Ferreira se for eleito para o legislativo da Câmara dos Vereadores de Feira de Santana, é defender a isonomia dos feirantes e apoiar o transporte mais eficaz para atender aos bairros que operam no transbordo da Cidade Nova e Centro de Abastecimento.

Vamos apoiar mais os movimentos sociais a partir de 2012 para assim conquistar direitos de melhoria da integridade social em conceito de qualidade e dignidade para a vida das pessoas, diz Joildo.

Arrasta pé nos distritos de Feira de Santaa

Como manda a tradição: tem milho, tem fogueira, tem amendoim e tem quentão

Sem muita badalação o povo da zona rural de Feira de Santana faz o tradicional São João com muito licor e muito bolo para receber os amigos em suas casas. Com um costume que vem dos mais antigos, as famílias não poupam esforços para preparar a festa dentro de casa e na vizinhança.

Os povoados fazem a festa como podem e sem perder a tradição as famílias não abrem mão da massa de bolo fresca e saborosa para a receita do bolo de aipim. No distrito Maria Quitéria, o distrito mais festejado entre os outros, as comunidades fazem o que pode para reunir os amigos nos dias 23 e 24 de junho.

A concentração da festa no distrito Maria Quitéria na sede do distrito (São José) que conta com patrocínio da prefeitura de Feira de Santana, o público estimado é de mais de 100 mil pessoas para dançar forró e festejar o tradicional arrasta pé.

São José tende a ser um o único distrito de uma cidade do interior da Bahia a concentrar mais de 100 mil pessoas em três dias de festa junina e para manter essa hegemonia da festa nós vamos defender a permanência do tradicional SÃO JOÃO de São José que ocorre todos os anos no povoado, diz Joildo.

Uma enquete que foi exposta pela prefeitura de Feira de Santana no sentido de transferir a festa para o parque de exposições nas margens da BR 324 foi sucumbida pela vontade do povo de Maria Quitéria com seus mais de 20 mil moradores. A população do distrito Maria Quitéria decidiu não aceitar a mudança por se tratar de uma festa centenária do distrito e nós vamos levantar argumentos de manutenção da festa para o distrito, haja vista, seu colegiado eleitoral de grande repercussão para a cidade de Feira de Santana.

BR 116 norte em Feira de Santana vai engarrafar no feriadão de São João

Excesso de veículos vai engarrafar Feira de Santana

Sem uma medida preventiva que solucione a situação dos dois postos balança que ficam situados na BR 116 norte entre São José e o posto trevo na mesma BR a situação pode ser agravada com o movimento de veículos no feriadão de São João de 22 a 26 de junho/2011.

A população local que precisam se deslocar pela via vai ter que se organizar para não ficar presa durante horas no percurso que conta com 13km para chegar no Centro de Feira de Santana. É hora das autoridades feirense tomar uma posição pela duplicação do trecho da rodovia. A BR 116 tem plano de duplicação apenas onde a concessionária Via Bahia vai explorar o pedágio (Sul).

Na verdade a polícia rodoviária federal deveria ter se antecipado em oficializar a questão da duplicação da via. O posto rodoviário federal que fica na altura da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) expõe cones desviando o tráfego pela via estreita do local dificultando o fluxo da BR. Deveria esta unidade da policia rodoviária federal desobstruir o local para não haver o que ocorre todos os anos.

A partir de 2012 vamos encaminhar projetos e sugestões de viabilidade de melhoramento deste trecho da rodovia 116 norte e buscaremos junto ao órgão da policia rodoviária federal manifestar a dificuldade que a via vem apresentando. Quem necessita chegar em Juazeiro da Bahia e outras cidades do sertão da Bahia vai continuar tendo dificuldade para passar neste acesso, mesmo fora dos feriados de grande movimentação de carros, diz Joildo.

A cidade de Feira de Santana cresceu em si, em direção a BR 116 norte e nós vamos construir instrumentos que possam facilitar a acessibilidade fácil na rodovia. Os distritos de Jaiba, Matinha, São José e Tiquaruçu precisam se manifestar no sentido de prover melhorias no trecho da rodovia que serve de caminho principal para suas sedes e vamos está juntos com a população destes distritos para defender a duplicação da via a partir de 2012, confirma Joildo Ferreira.

terça-feira, 14 de junho de 2011

As estradas de chão em Feira de Santana

Chegar nos distritos é uma tarefa difícil

Não tem carro que aguente viajar por longa distância quando sai do Centro Urbano de Feira de Santana em direção aos distritos. O governo municipal concentra administradores distritais por toda a região, mas a ineficiência das estradas de chão batido tem sido um transtorno para quem usa.

As estradas de Jaiba, Matina, São José e Jaguara já são chamadas de costela de vaca devido a buraqueira permanente. Temos que defender a implementação de melhorias das estradas. Em alguns trechos faz-se necessário o uso de cascalho e meio fio com calçamento para combater a erosão do terreno. A ladeira de São José e Ladeira do Moq no sentido Garapa quando chove muito oferece risco para os veículos que trafegam.

Vamos buscar ajuda para as estradas como revisão permanente das máquinas de terraplanagem, cascalho e implementação de base de concreto para acabar com os riscos. Levaremos Fotos para a prefeitura e convidaremos nossos vereadores para conhecer os problemas enfrentados pelo povo da zona rural.

A partir de 2012 os distritos poderão formar suas comissões de defesa dos seus direitos através do COMITÊ CIDADÃO, justamente para que não fiquem esquecidos e excluídos dos recursos das estradas, diz Joildo.

Comércio é o maior vetor de crescimento em Feira de Santana

Quando um novo negócio se instala a cidade de Feira cresce

Nos últimos anos a cidade de Feira de Santana recebeu um valiosíssimo potencial de investimentos atacadista e para o banco de empregos da cidade essa investidura dos negócios tem servido de índice de aumento das vagas no setor lojista .

O grupo São Roque é o mais novo recém-chegado a se instalar com sua loja de atacadão nas proximidades da Avenida Contorno com seus 10 mil metros de área instalada e capacidade de atendimento de grande público. Para o idealizador do projeto o empresário Idelfonso Vitório que teve a primeira loja do São Roque instalada em Feira de Santana em 1983, a nova loja vai fortalecer o grupo e transformar sonhos em realidade.

Com tudo, quem mais ganha com o novo lojão é a comunidade feirense que passa a contar com mais uma opção de fazer suas compras. É para isso que os representantes de Feira de Santana tem que trabalhar. Vamos apoiar a construção do novo Shopping na Avenida Fraga Maia. O entorno do bairro da Cidade Nova tem potencial para agregar até mias de um Shopping de grande porte, diz Joildo.

Tudo que precisamos fazer é reforçar a garantia de empregos diretos para os profissionais que vivem em nossa cidade. Se os investidores querem vir à cidade cresce e a população ganha com a geração de empregos.

Pedimos aos órgãos competentes do governo municipal e ao próprio governo para avaliar as condições de ocupações das vagas para não haver importação de profissional que possa prejudicar a vaga de emprego local.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O Estado da Bahia Rico e o povo pobre

Destaque para 13 milhões de pobres

Do acordo com as novas projeções de renda familiar motivadas pela presidenta da República Dilma Roussef, o Estado da Bahia é o 2º estado mais pobre da federação com muitas pessoas pobres, vivendo abaixo da linha da pobreza.

O novo programa de ampliação de ajuda para o povo mais pobre pretende corrigir a renda das pessoas que ganham menos de R$ 70,00 por mês. Mas o que está acontecendo com o Estado da Bahia? Será que o Estado da Bahia é o segundo estado mais pobre porque e o segundo maior estado do Brasil?

A periferia das cidades e a zona rural são a massa da população mais atingida pela linha da pobreza. Até os programas de saúde da família existentes em muitas cidades não funciona como se pensa. Na verdade nossos políticos se preocupam muito com os partidos, com os salários e os cargos e o povo vai ficando na linha da pobreza e na miséria social.

É vergonhoso, mas se o povo ficar atento no exercício do voto cidadão e por a mão na consciência ao fazer a escolha para votar isso pode ser revertido. Aqui em Feira de Santana as favelas crescem numa disparidade terrível. Construções que são verdadeiros emaranhados que se aglomeram com esgotos a céu aberto e animais formando o extremo da pobreza.

Vamos trabalhar para levar recursos e melhorias para essas famílias e ajudar a promover ações sociais de qualidade de vida para o povo e diminuir o sofrimento das pessoas que não recebem a devida atenção dos governantes.

O trabalho de Joildo Ferreira na política vai ser pautado pela igualdade social e a divisão de bens entre as pessoas, favorecendo o crescimento pela educação e inserção das pessoas na sociedade de forma digna e aceitável.

Essa é a CASA DA CIDADANIA DE FEIRA DE SANTANA

Confusão entre Eremita e Rony ‘quebrou’ o luto da Câmara

A sessão hoje da Câmara Municipal de Feira encerrou mais cedo em função do luto do presidente, o vereador Ribeiro que sepultou ontem um filho morto em acidente.

Mas ainda deu tempo para um bate boca entre a vereadora Eremita Rocha e o vereador Rony.

Os dois se engalfinharam numa discussão que ‘passou das medidas’. O presidente em exercício, Lulinha da Conceição, chegou a tocar a sirene por duas vezes mas eles não paravam os gritos.

O motivo da discussão? As declarações da Vereadora à imprensa, na semana passada, acerca de ‘trairas’ na bancada do governo na Câmara de Feira.

- Diga os nomes, vereadora!!!.
- Não falei seu nome, não falei seu nome!!!

Jânio Rêgo

domingo, 5 de junho de 2011

Fim de semana de visitas as comunidades de Maria Quitéria

Várias comunidades sem apoio para plantio do feijão

A agricultura familiar de Feira de Santana é o maior carro chefe dos mercados populares e feiras livres da cidade. Mas, lá no campo a estação chuvosa chegou e as famílias não tiveram tratores suficientes para dispor da aragem das terras destinadas as plantações de feijão e milho.

"Quem tem dinheiro paga por um trator particular". "Mas, quem não tem dinheiro fica sem plantar". É assim a realidade das famílias de vários povoados dos oito distritos de Feira de Santana. Há muitos anos atrás a Prefeitura havia criado uma sistemática para ajudar a amenizar o sofrimento dos agricultores, mas com o passar dos anos e as mudanças de governo municipal tudo ficou para trás e muitos produtores deixam de plantar por falta de estrutura e condições financeiras.

Uma das riquezas de Feira de Santana é a agricultura familiar e não podemos fazer vista grossa como se tudo estivesse bem. Chover e ver a terra sem plantação é a mesma coisa que forçar o morador da roça a abandonar sua propriedade para ir em busca de recurso fora de suas origens.

Vamos buscar junto a Câmara de Vereadores de Feira de Santana e governo municipal a partir de 2012 uma alternativa que viabilize recursos para a zona rural e para ajudar a manter as famílias em suas propriedades no campo. Temos sugestões dos próprios agricultores para ajudar a melhorar as condições de vida no campo, diz Joildo. 

Povoados como: Garapa, Jurema, Ovo da Ema, Lagoa da Formiga, Lagoa Salgada, Carro Quebrado, Baixa da Sucupira e Buqueirão em Maria Quitéria, ainda estão sem plantar suas sementes devido a falta de trator para arar as terras. Já no quinto dia do mês de junho sem plantar os agricultores estão desesperançosos e frustrados por falta de ajuda municipal.

Um domingo de tristeza para Feira de Santana

Deus console a família de Ribeiro

Câmara Municipal de Feira de Santana divulgou o falecimento de Fábio Henrique do Nascimento, filho do presidente da Casa da Cidadania, vereador Antônio Francisco Neto – Ribeiro

"Levamos nosso pesar ao companheiro Ribeiro e toda sua família por perder um filho neste acidente trágico na noite de sábado 04/06/2011" .

Temos que repensar nas vias que contornam o anel rodoviário de Feira de Santana. O Fábio Henrique não foi a primeira vítima desse tipo de tragédia. Na verdade a cidade de Feira de Santana vem crescendo muito nos últimos anos e os cruzamentos existentes e bairros que estão sendo formados no entorno do anel favorecem o surgimento de fatalidades como a do Fábio Henrique.

Vamos levar as autoridades em curto e médio prazo, proposta de revisão para todo o anel rodoviário e sugerir que a malha rodoviária que consiste nas vias de acesso as BRs 116, 324 e 101 sejam redefinidas no sentido de evitar acidentes. Vários pontos de cruzamentos são uma verdadeira armadilha  para as pessoas e as autoridades de Feira de Santana poderão avaliar as melhorias que se farão necessárias no entorno da cidade.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

SÃO JOÃO EM SÃO JOSÉ CONTINUA VIVO


Aqui em Maria Quitéria tem forró pra todo mundo



Chegou a hora da festa: venha

Venha pra cá de 23 a 25 de junho 2011

O tradicional forró que sempre aconteceu no povoado de São José continua aceso como a fogueira. O distrito Maria Quitéria, considerado o segundo mais populoso de Feira de Santana, perdendo apenas para o distrito de Humildes em população, vai ter sua festa junina carimbada como acontece todo ano.

O atual prefeito de Feira de Santana já anunciou as atrações da festa e pretende respeitar o apelo da população em manter a festa onde ela nasceu. São José é um reduto desta festa centenária e não vai abrir mão da realização do evento em sua sede. Aqui na aldeia temos a hospitalidade com todos os visitantes da festa e a cada ano o São João fica mais bonito e caloroso, comenta alguns moradores.

Praçado arrasta pé

ATRAÇÕES CONFIRMADAS para os dias 23 a 25 de junho
· Gilberto Gil

· A dupla sertaneja Victor e Léo

· Calcinha Preta

· Capim Molhado

· Sutiã Rendado

· Kixote é Esse

· Paulo Bindá

· E muitas outras atrações.