quinta-feira, 3 de junho de 2010

ATO DE FÉ EM FEIRA DE SANTANA EM 03 DE JUNHO DE 2010


Ninguém maior que Jesus para merecer tanta reverência em um dia de homenagem e dedicação ao Cristo Redentor. Milhares de pessoas se juntaram em uma dedicação de fé ao Senhor Jesus. Seguidores da Igreja Católica e mais de 300 igrejas evangélicas na cidade de Feira de Santana-Ba partiram para reverenciar a fé em Cristo no dia dedicado a Curpus Christi. Vários católicos fizeram a caminhada de fé pela manhã na cidade e a partir das 14h00 começa a caminhada de consagração de fé a Jesus partindo de SAC da cidade e percorrendo avenidas de Feira de Santana para louvar a Cristo Jesus. A prefeitura vai disponibilizou um trio elétrico para ser o carro de som dos evangélicos no percurso da manifestação de fé.


Ainda que haja aqueles que ignorem a presença de Cristo, existem os que disponibilizam parte do seu tempo para ajoelhar e penitenciar em prol de uma vida mais justa e mais voltada para os dias em que Jesus vai voltar prega os evangélicos em dedicação e fé. 3 de junho não é um dia comum e sim um dia especial para adorar e inclinar-se para Jesus.

461 anos de existência e muita mudança

Quem ver a cidade de Salvador hoje não imagina esta mesma cidade há 461 anos atrás quando foi fundada. A capital baiana fundada em 29 de março de 1549 vive hoje outra realidade à sua fundação. Praticamente com uma população de 3 milhões de habitantes a cidade que cresce verticalmente em decorrência da sua complexidade demográfica ainda é um meio paraíso para se viver. A história do surgimento da cidade pelas imediações da baia de todos os santos, em fase da sua formação já abrigou a Capital do Brasil. Bahia de Tomé de Souza, primeiro Governador Geral do Brasil, vindo de Portugal para assumir a província do Brasil, aportou-se em Salvador em 29 de março de 1549 e fundou a cidade para comandar as diretrizes portuguesas.

Quase 5 séculos depois a cidade de Salvador estica para todos os lados, mas cresce vertiginosamente de forma vertical e passa a abrigar imóveis que chegam a custar cerca de 5 milhões de reais do ponto de vista imobiliário. Abrigando um dos litorais mais belos do Brasil, Salvador ainda vive abeira dos problemas urbanos que afetam a beleza de qualquer local. Sem um planejamento da arquitetura da cidade, bem como da ornamentação das praias, a cidade esbarrou no ter que desapropriar para contornar os problemas estruturais de má aparência das praias e de parte da cidade que se constituiu de bairros favelados com baixa infra-instrutora de saneamento.

Em geral a população dividida na sua maioria afro-descendente convive com a desigualdade existente nas grandes cidades brasileiras que pulverizam a renda e a educação, deixando de constituir um aporte de cidade rica para cidade pobre. Mesmo tendo sido desabrigada de ser Capital do Brasil para a cidade do Rio de Janeiro que abrigou a Capital até 1959, deixando de ser a sede do País, que mais uma vez foi transferida para Brasília no Distrito Federal, construída e planejada para ser a sede do Governo do Brasil a partir de 1960. As transformações da capital baiana poderão vir com a consciência dos governantes e com a população participando das melhorias propostas para tornar a cidade mais digna e mais bonita para se viver, tendo em vista, estar entre as 4 maiores cidades geradoras de oportunidades de trabalho, com índice de geração de emprego crescente, principalmente na construção civil e no comércio.