sexta-feira, 30 de outubro de 2009

COPA DO MUNDO 2014

Estranho o comportamento das autoridades de apoio a Copa do Mundo que vai acontecer no Brasil em 2014 e dos clubes de futebol brasileiro que não se organizam em prol de arrecadação financeira através de venda de ingressos para construção de novos estádios e melhoria dos estádios já existentes. Veja o exemplo dos clubes europeus. Lá na Europa os ingressos dos futuros campeonatos são vendidos antecipadamente e os clubes são ricos. Aqui no Brasil as coisas são invertidas, não se vende nada antecipadamente e não se usa o dinheiro dos ingressos para construir estádios. Os novos estádios publicados em maquetes vai custar em média R$ 300 milhões. Vão ser construídos com impostos arrecadados e com o dinheiro do trabalhador que às vezes nem sequer freqüenta as arenas de futebol para assistir jogos. O governo precisa se articular mais quando for gastar dinheiro público sem retorno para a sociedade. Gastar dinheiro público em construção de campo de futebol para interesse da Copa. Para onde vai a arrecadação dos jogos?

POBREZA MUNDIAL

O Banco Mundial anunciou em 5 de outubro 2009 que a crise econômica mundial pode levar cerca de 90 milhões de pessoas em países em desenvolvimento a entrarem no nível de pobreza extrema. Aponta que apenas em 2009 com o agravamento foi gerado 100 milhões de pessoas pobres. O objetivo deste alerta foi fazer com que instituições continuem aumentando a ajuda para esses países. A Organização Nacional das Nações Unidas (ONU) assegurou que o alarmante e crescente nível da pobreza mundial indica que a recuperação da crise não é iminente, com era imaginado.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

As Praias de Salvador

O cidadão baiano precisa fazer manifesto no sentido de forçar os administradores do patrimônio público a assumir o seu verdadeiro compromisso. Quem for tomar um banho nas praias de Salvador ou visitar casualmente, vai se sentir envergonhado diante de tanto desprezo atribuído a uma orla belíssima. Os projetos de mudança que vem se arrastando há vários anos na Prefeitura Municipal de Salvador merecem uma vaia por está constrangindo a cidade. O trajeto da orla que liga o Jardim de Alá a Itapoan, mais parece um cenário de restos isolados do que praia propriamente dita. Será que o governador Jaques Wagner não vai tomar uma posição para intervir na gestão do atual prefeito João Henrique a fim de solucionar em curto prazo esse grave problema. Antes do primeiro mandato na Prefeitura de Salvador o pré-candidato às eleições usava a televisão para dizer que ia fazer o cais de Ilha de Maré: quem não se lembra? Já próximo do meio do segundo mandato como prefeito eleito democraticamente pelo povo quem quiser ver o cais prometido vai tirar a limpo visitando a Ilha de Maré. Nada foi feito e nenhum protesto também. A região metropolitana de Salvador merece mais respeito, pois tudo que se produz para crescimento da cidade está arraigado em seu entorno.

DOCUMENTO ÚNICO

O CPF, CARTEIRA DE IDENTIDADE e CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO vão ter registro único. Medida do Governo Federal que visa controlar melhor o cadastro de pessoa física e reduzir outras ações burocráticas, bem como, eliminar despesas na máquina pública e controle mais eficaz do documento. Não sabemos como o novo documento vai se chamar, mas está previsto para no máximo em um ano a novo documento entrar em vigor. Esperamos que o governo esteja tomando a medida certa.

ÁLCOOL ou GASOLINA

A queda de braço dos postos de distribuição de combustíveis continua desde que o pró-álcool transformou o derivado da cana como um concorrente do também derivado do petróleo, a gasolina. O governo prevê que a adição de cerca de 20% de gasolina ao álcool venha facilitar o bolso do proprietário de carro a álcool. A ciranda dos preços nos postos de distribuição vem provando que a opção pelo veículo flex não foi um bom negócio devido ao descontrole do preço do álcool. Recentemente em Salvador alguns postos de distribuição destes produtos venderam os dois derivados sem o imposto cobrado pelos dois produtos e ficou comprovado que os impostos abusivos da união dificulta o preço cabível ao bolso do proprietário de carro. Essa estatística demonstra principalmente que quem comprou veículo flex não fez um bom negócio.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

15 de Outubro dia do Professor

Uma profissão de glamour no passado em decadência no presente se é assim que podemos avaliar o perfil do educador no século XXI. Hoje vale mais um cachê milionário para um jogador de futebol semi-analfabeto do que um digno salário ao professor que é o principal responsável pela elevação do índice de erradicação do analfabetismo em qualquer parte do mundo. Se comparado o professor com um jogador de futebol que tever apenas o ensino primário, podemos concluir que: a profissão do jogador de futebol está em alta e a do professor educador em baixa. A dedicação do professor pela educação de todos nós nunca perdeu a essência do seu valor, mas seria redundante falar da desvalorização salarial da classe, pois eles é que são os verdadeiros heróis da cidadania e da conquista da ciência. Parabéns para todos os professores!

Seleção Argentina vai a Copa em 2010

1x0 foi o placar do jogo entre Uruguai e Argentina em Montevidéu. O "diegito" Maradona lavou a alma, pois o time argentino andava entre os ameaçados de ficar fora do mundial, mas com a vitória por 1x0 voltou a sonhar com a disputa da copa e o Maradona aproveitou para esbravejar gritos, ora já ditos como: “vocês vão ter que me engolir”, expressões antigas do saudoso Mario Jorge Lobo Zagalo nos momentos de desespero do time da seleção brasileira. Enquanto que em Mato Grosso do Sul a seleção de Dunga empatou com a seleção venezuelana com o placar de 1x1, porém só para cumprir tabela, porque a classificação para o mundial da copa já estava garantida.

Empregos da Bahia

Uma estatística boa para o Estado da Bahia na geração de postos de trabalho. Em setembro de 2009 foi confirmado 10.768 contratações de emprego, índice duas vezes maior que no mesmo período de 2008 depois que a crise mundial foi instalada. Esse dado aponta para a estabilização na geração de novos postos de trabalho e a manutenção do emprego. Se a economia brasileira permanecer estável é bem provável que esse patamar aumente.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

ASSINATURA DE CONTRATO COM O RÉU

O Ministério da Justiça aponta como recorde de reclamações o número de registros efetuados pelos consumidores contra as operadoras de telefonia. Cerca de 7.984 queixas foram registradas em 23 Estados da Federação e Distrito Federal, denunciando abuso no serviço de telefone fixo e móvel. Dentre as reclamações 28,6% estão relacionadas com o telefone celular e 28,2% contra o telefone fixo. O código de Defesa do Consumidor em vigor está longe de atender o grande número de queixas diante da insatisfação dos consumidores aponta o MJ mediante o volume de processos que se arrastam por muito tempo.
Fonte: Jornal da Globo 13/10/2009

DESTRUIÇÃO DE TRANSPORTE PÚBLICO EM SALVADOR

Cerca de 10 ônibus da empresa União de transporte coletivo da cidade de Salvador foram apedrejados e destruídos no bairro do IAPI na noite de terça-feira 13/10. O motivo do ato de vandalismo foi causado pelo fato de um moto-taxista ser vítima de atropelo seguido de morte por um ônibus da empresa União que faz linha no bairro. A atitude de destruição dos ônibus deve ter sido motivada pelos motoqueiros que partiram em protesto ao companheiro atropelado. Entre os meses de agosto e outubro de 2009 a cidade de Salvador teve mais de 20 ônibus de diversas empresas que fazem o transporte público de passageiros destruídos.

SÍNDROME DO PÂNICO TEM CURA

As pessoas que sofrem dos distúrbios da síndrome do pânico podem se tratar e ficar livre do mal. Em entrevista à rede de jornalismo da Tv Bahia a Dra. Cristina Linhares afirmou que com dois meses de tratamento em sessão de grupo o portador fica livre da patologia e se o tratamento for individual lema em média seis meses para ficar bom. O tratamento disciplinar é oferecido pelo serviço de psicologia da Escola de Medicina da Bahia que fica na Av. Dom João VI no bairro de Brotas – contatos 71 3276-8259.

MADONA & O NAMORADO JESUS

A cantora Pop Star americana Madona, presenteou o namorado brasileiro em New York, o modelo Jesus Luz, com um apartamento no valor de $ 2 milhões de dólares. A musa Pop pediu a corretora imobiliária que encontrasse o imóvel nas imediações da sua mansão para ficar mais perto do xodó. Assim ele poderia vê-la diariamente, apenas caminhando até a sua mansão. A atitude da cantora demonstra querer uma relação moderninha: ele fica morando no “apê” e ela na mansão e cada um que se cuide. Apesar da Pop Star motivar e investir na carreira de DJ do modelo Jesus, ela não está nem um pouco preocupada com a concorrência, afinal um presentinho de $ 2 mi não é nada para a milionária da música americana.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

A corrida pela Presidência da República do Brasil

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, visita Salvador novamente nesta quarta-feira 14/10 enquanto o presidente Lula (Luis Inácio Lula da Silva) desembarca na cidade de Barra-Ba, sudoeste da Bahia, para tratar de discussão acerca da transposição do Rio São Francisco. Para quem não se lembra Barra é aquela cidade onde Dom Luiz fez greve de fome por vários dias para não mudar o curso do rio. O vai e vem da ministra ao Estado da Bahia intensifica a disputa pela Presidência da República, pois os seus principais adversários, José Serra e Sírio Gomes ainda estão ajustando os partidos de coligação.Importante frisar que o Estado da Bahia tem sido um dos principais centros das atenções políticas, pois os partidos PMDB e PT fizeram acordos mútuos de cooperação pela disputa do voto. Nessa campanha pelo voto em 2010 vai haver dois palanques: um do PT e outro do PMDB e a ministra Dilma Rousseff, bem como, o presidente Lula farão comício nos dois. As concessões feitas pelo PMDB são limitadas a não ceder privilégio ao seu então quase oponente PT. Portanto o que o eleitor precisa é ter o bom senso de votar no candidato que ajude a solucionar os diversos problemas existentes nesse imenso país chamado Brasil.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

As chuvas na cidade de Salvador no feriadão de Nossa Senhora Aparecida

A chuva que caiu na cidade de Salvador neste fim de semana transformou parte da cidade em um verdadeiro caos. Na baixa do Fiscal e no bairro do Uruguai as principais vias ficaram totalmente alagadas, principalmente na Rua Régis Pacheco que se transformou numa verdadeira lagoa, impedindo o trânsito e deixando os moradores ilhados sem poder sair de suas casas ao longo do domingo. Segundo o serviço de meteorologia, neste fim de semana de feriadão choveu em Salvador mais da metade das chuvas que ocorreriam durante todo o mês de outubro. Em outras partes de cidade como Fazenda Coutos, Fazenda Grande do Retiro, Jardim Cajazeiras e São Marcos ocorreram deslizamentos de terra, mas sem vítimas.

domingo, 11 de outubro de 2009

Encontro da Turma da Faculdade - 03/10/09







Salvador, 10 de outubro de 2009.

A política na Bahia agora

A visita da ministra Dilma Rousseff a Bahia parecia mesmo o pretexto de pagar promessa na Igreja do Bonfim. Nina, nina, não, a ministra foi recebida pela equipe do governo Jaques Wagner com o objetivo de reforçar as intenções por sua candidatura à presidência da república na próxima eleição. Visitar a cidade de Salvador, obras sociais de Irmã Dulce, subir a colina sagrada até a Igreja do Bomfim, canteiro de obras da nova via que liga a BR 324 ao Porto de Salvador, as obras do Hospital Estadual da Criança em Feira de Santana e projetos na cidade de Cipó-ba, está atrelado a sua campanha pela disputa da presidência da república. Correram alguns boatos nesta quinta e sexta-feira em Salvador que a ministra veio visitar o Estado para promover entre os partidos que estão tendendo para o lado do governo de Jaques Wagner no sentido de formar bancada para sua campanha presidencial. Logicamente isso deixa claro que mesmo disposta a contribuir com verbas para realização de obras na cidade de Feira de Santana na atual gestão do prefeito Tarcízio Pimenta, o mais importante é ganhar a confiança e o apoio dos dois maiores municípios do estado (Salvador e Feira de Santana). Esperta, a ministra sem fazer muita questão de falar sobre sua campanha a presidência, até porque a situação dos grandes da política baiana; Paulo Souto, César Borges, Imbassay, Geddel Vieira Lima, José Ronaldo de Carvalho e Jaques Wagner andam meio se estranhando pela cadeira do governo nas eleições 2010. Quem vai vencer para o cargo de governo não sabemos, mas a ministra não é bobinha, pois o Lula não faria essa incumbência à ministra para chegar mais perto do Wagner e soprar o ouvido dele e dizer: abra seus olhos que eles estão correndo como jóquei e nós (do partido do presidente) não podemos andar devagar como tartaruga, é hora de união e não de briga. O discurso de Zé Ronaldo na rádio Metrópole nesta sexta-feira 09/10 foi muito categórico, ele também está no hipódromo e quer montar no melhor cavalo de corrida - vale quem chegar à frente em 2010.

Comentários políticos das últimas 24 horas.

Joildo Ferreira
Administrador de Empresa
e-mail: Joildoferreira@bol.com.br